Dosagem de glicose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Carboidratos

Os carboidratos (também chamados sacarídeos, glicídios, oses, hidratos de carbono ou açúcares), são definidos, quimicamente, como poli-hidróxi-cetonas (cetoses) oupoli-hidróxi-aldeídos (aldoses), ou seja, compostos orgânicos com, pelo menos três carbonos onde todos os carbonos possuem uma hidroxila, com exceção de um, que possui a carbonila primária (grupamento aldeídico) ou acarbonila secundária (grupamento cetônico). Possuem fórmula empírica Cn (H2O)m desde os mais simples (os monossacarídeos, onde n = m) até os maiores (com peso molecular de até milhões de daltons).Lipídios

São substâncias caracterizadas pela baixa solubilidade em água e outros solvente polares e alta solubilidade em solventes apolares. São vulgarmente conhecidos como gorduras e suas propriedadesfísicas estão relacionadas com a natureza hidrófoba das suas estruturas, sendo todos sintetizados a partir da acetil-CoA.

Proteínas

É o polímero biológico, mas abundante do corpo humano. Sãoconstituídos por monômeros chamados aminoácidos. A palavra proteína deriva do grego proteios, que significa de sua importância.

Ácidos nucléicos

Ácidos Nucleicos: Ácido Desoxirribonucléico (DNA) eÁcido Ribonucléico (RNA)

Importância do ácido desoxirribonucléico (DNA), do ácido ribonucléico (RNA) e do trifosfato de adenosina (ATP). Os ácidos nucleicos são moléculas orgânicas gigantes contendocarbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e fósforo. Existem dois tipos principais: o ácido desoxirribonucléico (DNA) e o ácido ribonucléico (RNA).
As estruturas fundamentais dos ácidos nucleicossão os nucleotídeos. Uma molécula de DNA é uma cadeia composta de unidades de nucleotídeos repetidas. Cada nucleotídeo do DNA consiste de três partes básicas os nucleotídeos são as estruturasfundamentais dos ácidos nucléicos.

Bioqumica do músculo

A maquinaria contrátil da fibra muscular está formada por cadeias protéicas que se deslizam para encurtar a fibra muscular. Entre elas há a...
tracking img