Dosagem de glicose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
A glicose é a aldohexose mais importante para a manutenção energética do organismo, em condições normais, a glicose é mantida em níveis que apropriados por meio de mecanismosregulatórios. A elevação da glicose circulante provoca a liberação de insulina pelas células β do pâncreas ( alguns tecidos são considerados insulino -dependentes por precisarem da insulina para captar a glicosecomo por exemplo tecidos musculares, hipófise anterior, adipócito e outros são insulino -independentes, não necessitam da insulina, como por exemplo fígado, cérebro, eritrócitos) e inibição doglucagon.
As atividades metabólicas levam a redução da glicemia em direção aos teores encontrados em jejum. Quando os níveis de glicose no sangue em jejum estão acima dos valores de referência, denomina-sehiperglicemia, quando abaixo destes valores, hipoglicemia. A glicose é filtrada pelos gromérulos e quase totalmente reabsorvida pelos túbulos renais. Entretanto, quando os teores sanguíneos atingema faixa de 160 a 180 mg/dL, a glicose aparece na urina, oque é glicosúria.
Dosagem de glicose enzimática testa os níveis associados a diabetes mellitus (casos de hiperglicemia) , que sãoclassificadas em dois tipos:
Diabetes mellitus tipo 1 (imuno-mediado): a diabetes tipo 1 é caracterizada pela destruição das células β do pâncreas, levando a uma deficiência total de insulina pancreática,apresenta a presença de anticorpos anti -insulina, anti -ilhotas e anti -GAD( descarboxilase do ácido glutâminico), mecanismo auto -imune.
Sintomas: poliúria, polidipsia, polifagia, perda de peso,irritabilidade, infecções respiratórias e desejos de bebidas doces.
Este tipo de diabetes atinge cerca de 5 a 10% dos casos de diabetes mellitus.
Diabetes mellitus tipo 2: caracterizada pela relativadeficiência pancreática, ou predominante deficiência pancreática com relativa resistência à ação insulínica. Ocorrem geralmente em indivíduos obesos com mais de 40 anos, de forma lenta e com história...
tracking img