Dort

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE GOIÂNIA – ESEFFEGO
ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA DO ESTADO DE GOIÁS





Daniel Augusto Silva Faria
Rafael Santana Sales




Incidência de DORT em call centers da grande Goiânia

















GOIÂNIA, 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE GOIÂNIA – ESEFFEGOESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA DO ESTADO DE GOIÁS





Daniel Augusto Silva Faria
Rafael Santana Sales




Incidência de DORT em call centers da grande Goiânia


Projeto de Pesquisa apresentado a Universidade Estadual de Goiás – ESEFFEGO - como requisito parcial para elaboração da monografia de conclusão do curso de graduação em Fisioterapia, tendo como orientadoraa professora Flavia Martins Gervasio e como orientador acadêmico Guilherme Augusto Santos.







GOIÂNIA, 2012

Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
2 REVISÃO BIBLIOGRAFICA 5
2.1.DORT 5
2.2CALL CENTER 6
2.3Ergonomia 7
3 PROBLEMA 8
4 HIPÓTESE 9
5- OBJETIVOS 10
5.1Objetivos gerais 10
5.2 Objetivos Específicos 10
6 JUSTIFICATIVA 11
7 METODOLOGIA 12
7.1 Amostra 12
7.2 Aspectos Éticos 127.3. Local 13
7.4. Materiais e Instrumentos 13
7.5 Procedimentos 13
8-Cronograma 15
Referências Bibliográficas 16














1 INTRODUÇÃO

No Brasil, a síndrome de origem ocupacional, composta de afecções que atingem os membros superiores, região escapular e pescoço, foi reconhecida pelo Ministério da Previdência Social como Lesões por Esforços Repetitivos (LER), por meioda Norma Técnica de Avaliação de Incapacidade (1991).Em 1997, com a revisão dessa norma, foi introduzida a expressão Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT). (L.E.R. Lesões por Esforços Repetitivos. Normas técnicas para avaliação da incapacidade. Brasília: INSS/CGSP; 1991)
A Saúde, segundo definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), é “um estado de completo bem-estar físico,mental e social”. Este conceito propõe uma ligação de todos os elementos presentes no ambiente com o estado de saúde das pessoas. Saúde e doença são estados que dependem da integridade física e mental do indivíduo, bem como das características físicas e “emocionais” da sociedade na qual ele vive, mora, trabalha, diverte-se e sofre. (FISCHER et al., 1989, p. 40).
Os Distúrbios OsteomuscularesRelacionados ao Trabalho são um conjunto de doenças que afetam músculos, tendões, nervos e vasos do membro superiores e inferiores e que tem relação direta com as exigências das tarefas, ambientes físicos e com a organização do trabalho.
Uma central de atendimento ou call center é composta por estruturas físicas e de pessoal, que têm por objetivo centralizar o recebimento de ligações telefônicas,distribuindo-as automaticamente aos atendentes e possibilitando o atendimento aos usuários finais, realização de pesquisas de mercado por telefone, vendas, retenção e outros serviços por telefone, Web, Chat ou e-mail.








2 REVISÃO BIBLIOGRAFICA

2.1.DORT

A LER ou DORT são as manifestações de lesões decorrentes da utilização excessiva, imposto ao sistema músculo-esquelético, eda falta de tempo para recuperação. Lesões neuro-ortopédicas como as tendinites, sinovites, compressões de nervos periféricos podem ser identificadas ou não.
Os fatores de risco não são necessariamente as causas diretas das LER - DORT, mas podem gerar respostas que produzem as LER – DORT. Os fatores de risco não são independentes, interagem entre si e devem ser sempre analisados de formaintegrada. Envolvem aspectos biomecânicos, cognitivos, sensoriais, afetivos e de organização do trabalho.
Os fatores incluem:
• Posto de trabalho que force o trabalhador a adotar posturas, a suportar certas cargas e a se comportar de forma a causar ou agravar afecções músculo-esqueléticas.
• Exposição a vibrações de corpo inteiro, ou do membro superior, podem causar efeitos vasculares, musculares e...
tracking img