Sistema de transporte urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2249 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE TRANSPORTE URBANO


Transporte público urbano
Os transportes públicos numa cidade providenciam o deslocamento de pessoas de um ponto a outro na área dessa cidade. A grande maioria das áreas urbanas de médio e grande porte possuem algum tipo de transporte público urbano. O seu fornecimento adequado, geralmente, é de responsabilidade municipal, embora o município possa concederlicenças, às vezes acompanhadas de subsídios, a companhias particulares.
O transporte público urbano é parte essencial de uma cidade. Diminui a poluição, uma vez que menos carros são utilizados para a locomoção de pessoas, além de permitir o deslocamento de pessoas que, não possuindo meios de adquirir um carro, precisam percorrer longas distâncias para o local de trabalho.

Historia

Em 1662, comuma licença do rei Luis XIV para explorar cinco rotas com carruagens, definiu os primeiros conceitos que iriam nortear o serviço de transporte público coletivo. Na sua empreitada, o serviço deveria cumprir os seguintes critérios:
1. Os carros iriam seguir o mesmo trajeto de um ponto a outro;
2. As saídas obedeceriam horários regulares, mesmo sem passageiros;
3. cada ocupante iria pagar apenaspor seu lugar, independentemente de quanto lugares ocupados nos carros;

Modalidades
Ônibus
Os ônibus são práticos e eficientes em rotas de curta e média distância, sendo freqüentemente o meio de transporte mais utilizado no transporte público, por constituir uma opção econômica. A maior vantagem do ônibus é sua flexibilidade. As companhias de transporte procuram estabelecer uma rota baseadanum número aproximado de passageiros na área a ser tomada. Uma vez estabelecida a rota, são construídos os pontos de ônibus ao longo dessa rota.
Porém, dada a sua baixa capacidade de passageiros, ônibus não são eficientes em rotas de maior uso. Ônibus, em rotas altamente usadas, causam muita poluição, devido ao maior número de ônibus necessários para o transporte eficiente de passageiros nestadada rota. Neste caso, é considerada a substituição da linha de ônibus por outra linha de metro.
O metrô é utilizado quando os ônibus não atendem de modo eficiente a demanda de transporte de passageiros em certas rotas da cidade. Isto acontece quando os passageiros precisam percorrer longas distâncias ou se as rotas de ônibus ficam frequentemente congestionadas.
Metro
O metrô é alimentado poreletricidade, e é totalmente separado de espaços de acesso público, como ruas, estradas, ferrovias, parques e outros. O metrô pode rodar em túneis abaixo do solo, em terra ou no ar, suspensas através de pilares. Os passageiros embarcam em estações construídas ao longo da linha de metrô.
O metrô é um meio de transporte que não implica grandes custos a nível ecológico/ambiental, sendo ideal para otransporte em massa de passageiros. Porém, sua manutenção é muito cara, e só é economicamente viável em rotas de alta densidade. Além disso, ao contrário dos ônibus, as rotas de metrô precisam de ser cuidadosamente planejadas.
Trem
O trem é um tipo de transporte público inter-urbano, mais usado para o transporte de passageiros em massa, cobrindo uma rota entre dois pontos bem afastados, sendo,geralmente, de responsabilidade nacional.
Às vezes são de responsabilidade regional, quando são usadas como meio de transporte de passageiros numa grande cidade, ou entre diferentes cidades localizadas próximas uma da outra. Geralmente, aos passageiros usando trens inter-urbanos não é concedido o direito de transferimento para outros meios de transporte público de uma dada cidade sem antes pagar taxaintegral para o uso de tal transporte.

Outros tipos de transporte público
Avião: usado por pessoas que precisam deslocar-se por longas distâncias ou para uma região isolada.
Elevador: Facilitam bastante o movimento vertical de pessoas em prédios e torres.
Escada rolantes: deslocam pessoas em uma curtas distâncias.
Helicóptero: usados por pessoas que não se arriscam no trânsito da...
tracking img