Radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA






















São Paulo – 2012
CAMILA LOPES DE SOUZA 312204905
JESSICA DA SILVA LIMA 312108896
MILENA BATISTA DE LIMA 312103253
SEVERINO JUNIOR AURELIANO LEITE 312106371
SILVIA CARLA SOUZA ARAUJO 312109185
VANESSA DOS SANTOS ARAUJO 312108577
















TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADAProjeto apresentado para a disciplina Projeto I, Tecnologia em Radiologia Médica 1 A 1, sob orientação do Professor Eric Brito.



SUMÁRIO


1 Introdução 3
2 Historia da Tomografia Computadorizada 4
3 Componentes do Equipamento e suas Funções 6
3.1 Gantry ou Pórtico
3.2 Mesa
3.3 Central de Processamento de Dados (CPU)
3.4 Console
3.5 Monitor
3.6 Acessórios
3.7Acessórios de Auxilio
4 A Evolução da Aparelhagem de Tomografia Computadorizada 9
4.1 Primeira Geração
4.2 Segunda Geração
4.3 Terceira Geração
4.4 Quarta Geração
4.5 Quinta Geração
4.6 Sexta Geração
5 Aplicações Médicas 15
5.1 Indicações Diagnósticas
6 Conclusão 17
7 Bibliografia 18









1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho temos como objetivo transparecer oestudo da evolução tecnológica da Tomografia Computadorizada, mostrando todo seu processo de desenvolvimento desde sua criação ate a aparelhagem e, resultados nos dias atuais na área de diagnósticos médicos via imagem.
A evolução dos aparelhos convencionais de Raios-X, deu origem ao que chamamos de Tomografia Computadorizada. Descoberta por volta dos anos 70 pelo engenheiro inglês, GeofreyHousefield.
Tomografia significa tomos, de em planos, onde a imagem é feita em repartições permitindo a visualização que não era possível nos aparelhos convencionais de radiografia.
Por sua vez o seu maquinário evoluíram para outras formas melhorando assim os diagnósticos por imagem, com isso através de sua tecnologia moderna e avançada, acabou se destacando dentre outros diagnósticos por Raios-X.
Umasdas diferenças desta para a radiografia convencional, é que o tubo de raios-x tem uma mobilidade de 360º em volta do local a ser examinado, e para formar a imagem, o feixe de raios-x se faz em diversas posições, com essas informações é possível examinar alterações em dados tecidos ou órgãos.
O formato dessas aparelhagens continua evoluindo, cada vez mais, melhorando as técnicas de plano de corte,imagem e manuseio do equipamento e consequentemente no diagnóstico.










2. HISTÓRIA DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

Em 1895, no dia 08 de novembro um professor de física teórica, o Doutor Wilhelm Conrad Roentgen descobriu os raios-X, a partir dos seus experimentos com as ampolas de Hittorf e Crookes [1].


Figura 1: Descobridor dos Raios-X, Doutor Wilhelm Conrad RoentgenFigura 2: Primeira radiografia da História (uma das mãos de Anna Bertha Ludwig Roentgen, esposa do Dr. Wilhelm Conrad Roentgen)

Os diagnósticos radiológicos vieram a ter aprimoramentos tecnológicos significativos, por conta da produção de aparelhos de maiores potência e qualidade, favorecendo num melhor aproveitamento da radiação.
A adaptação e a evolução seguem aumentando no decorrer dotempo com as descobertas de novos métodos diagnósticos como o ultrassom, tomografia computadorizada, ressonância magnética entre outras. Desde então estes tem sido utilizado como processo de diagnóstico médico, porem, graças aos desenvolvimentos dos aparelhos convencionais de raios-X os aparelhos de tomografia computadorizada conseguiram ser aprimorados através dos estudos utilizando o tubo deCoolidge (desenvolvido em 1913) e os colimadores.
Tomografia significa tomos, de em planos, onde a imagem é feita em repartições permitindo a visualização de locais que não era possível identificar nos outros aparelhos convencionais de radiografia.
Já em 1971, Godfrey Hounsfield inventa o aparelho de tomografia computadorizada, e a apresenta como método diagnóstico um ano após, no encontro da...
tracking img