Resenha: conversa sobre terapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha: Conversa sobre terapia/Sapienza, B.T. - São Paulo: Educ; Paulus, 2004. 160p

Este livro do autor é fruto de uma larga experiência como terapeuta, é o resultado de meditações e estudos emprofundidade.
Há algumas coisas que independem de teoria. Uma delas e a postura do psicologo diante de coisas fundamentais como, por exemplo, o respeito: pelo paciente, pelo contexto da sessao deterapia, pelo segredo profissional; o bom senso do saber que a terapia,etc.
Diante da existencia do paciente, que é o fenomeno com que lidamos, como poderemos fazer fenomenologia com coerencia se formospara a sessao munidos de uma teoria psicologica para explicar tais feniomenos? É com esta pergunta que o autor nos propoe uma discussao e reflexao sobre o tema e questionamentos sobre o que é e comofunciona a fenomenologia.
As teorias explicam o pensamento do homem, suas emoçoes, seu desenvolvimento;explicam o porquê de certas patologias. Todas elas tem algo a dizer e é importante que oprofissional nao ignore esses connhecimentos que ja foram contruidos, pois assim estaria recusando um saber cientifico.
Porém, cabe ao prossional se questinar quando estiver diante de seu cliente qual aimportancia das teorias que pretende definir o homem na relaçao psicologo/cliente, que sentido faria, tal teoria, na vida do sujeito.Certamente o teraupeta se sentirá desamparado mas apenas num primeiromomento.
Estar livre de teorias explicativas, geralmente causalista, elaboradas pela psicologia, entretanto, nao significa que seu pensamento se de na ausencia completa de referencias. Ate porque asteorias sao explicaçoes amplas, gerais que em muitas vezes pode ser aplicadas ao caso de algum paciente, pous afinal todas elas discurssam sobre o ser gente e gente tem muita coisa em comum. Nem seriaficar livre de tais teorias pois somos "ser-no-mundo" e "mundo" em tal expressao já significa um entrelaçamento de referencias.
Contudo o mais importante que se pretender as teorias, é voltar-se...
tracking img