DORT E LER

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio estadual Presidente Kennedy
Curso tecnico em informática com programação








Trabalho sobre DORT e LER










Ponta Grossa 2010
Colégio estadual Presidente Kennedy
Curso tecnico em informática com programação








Trabalho sobre DORT e LER



Trabalho realizado para a disciplina de RH ministrador pela
Professora Jaqueline Alunos: AlisonSilva, Anderson Spitzner,
Wagner Ubirajara, Jerry Adriano, Joanes, Agnaldo e Angela





Ponta Grossa 2010

INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, a informática contribuiu para a maior revolução tecnológica das últimas décadas e tem transformado o modo em que vivemos, trabalhamos e interagimos com o mundo que nos rodeia.Cada vez mais o homem faz uso do computador em busca de soluções e otimizaçãopara seu trabalho, melhorando sua eficiência, precisão e produtividade. Que os computadores têm auxiliado com o volume e a qualidade do trabalho, isso é indiscutível. Apesar da informática beneficiar a humanidade, existem pessoas que são prejudicadas com a informatização. As queixas vão das mais simples e bem delimitadas, como dores de cabeça e rigidez no pescoço, à problemas mais sérios, comoprincipalmente as osteomusculares, como DORT ou lesões por esforços repetitivos, passando por questões sociais complexas, como o estresse, questões salariais, o desemprego e a alienação do trabalho. As pessoas estão sofrendo as conseqüências da informatização no ambiente de trabalho e no ambiente doméstico. A preocupação com a saúde do trabalhador atualmente é motivo de mudança em algumas empresasde diversas áreas. A preocupação deve-se principalmente pelo número de trabalhadores com predisposição ou afetados por DORT.
Não importa se as dores são do corpo ou da alma; o fato é que elas geram incapacidade. Cada vez mais dores da alma são confundidas com dores físicas e doenças profissionais. Inúmeros afastamentos são efetuados por médicos especialistas em ortopedia, clínica médica,geriatria, reumatologia, fisiatria e mesmo socorristas que, não atentos às realidades empresariais, firmam diagnóstico de doenças físicas/emocionais imputando à empresa a pressuposição de ser a causadora do mal. Tais diagnósticos são por vezes realizados de uma maneira superficial através, muitas vezes, de consultas rápidas e mal remuneradas, não sendo embasadas em exames clínicos e pesquisas minuciosasde doenças concomitantes, nem mesmo em visitas aos locais de trabalho. Para o diagnóstico de uma doença de origem profissional como nos casos das DORTs, é imprescindível uma formação em medicina do trabalho, uma visita ao local de trabalho e a exclusão de outras doenças de caráter não profissional.


LER/DORT uma visão geral

Já nos primórdios da medicina, Hipócrates descrevia que existemdores do corpo e dores da alma.
A Organização Mundial de Saúde define a Saúde como um bem estar físico e mental, sem a ocorrência de fatores agravantes que causem o seu desequilíbrio. Com o advento dos tempos modernos, em que o conceito do “TER” passou a ser preponderante e determinante na sociedade capitalista, cada vez mais são as pessoas compelidas a sacrifícios na tentativa de alcançar umameta maior de poder e status social. A não obtenção deste sonho causa conflitos e insatisfação. Não só os Trabalhadores, mas também donas de casa, jovens e até crianças, muitas vezes submetidas a sobrecargas emocionais, entram em uma zona de conflito desencadeando quadros dolorosos que não são físicos, e sim, emocionais. As expressões "Lesões por Esforços Repetitivos (LER)" e "Distúrbios Ósteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)" são termos usados de uma maneira generalizada e que abrangem os distúrbios ou doenças do sistema músculo-esquelético-ligamentar, podendo as mesmas estar ou não relacionadas ao trabalho. As doenças enquadradas neste grupo compreendem uma heterogeneidade de distúrbios funcionais e/ou orgânicos, que manifestam em seu portador sintomas comuns, muitas vezes...
tracking img