Resistores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
ESCOLA TÉCNICA SENAI PETROLINA - PE




















RELATÓRIO PRÁTICO DE ELETRÔNICA BÁSICA


























Petrolina – PE
2011

[pic]

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
ESCOLA TÉCNICA SENAI PETROLINA - PE




















Aderaldo da silvaPetrolina – PE
2011


Resumo da Teoria





Resistores



Os resistores são componentes eletrônicos que servem para limitar a circulação da corrente em uma carga. Esses componentes estão classificados quanto a sua construção e ao seu funcionamento. Os resistores são construídos com formas, materiais e modelos diferentes, como:resistor de fio que possui valor hômico baixo; resistor de filme de carbono que possui média potência; resistores de carvão que possui baixa potência e resistores smd semicondutor muito utilizado na eletrônica, esse trabalha na faixa de KΩ e MΩ. Quanto ao funcionamento os resistores trabalham de três formas distintas: Fixo, quando seu valor de resistência não pode ser alterado; variável quando suaresistência pode ser variada para se adequar ao que se pede no circuito; e por último os resistores ajustáveis, onde diferentemente do fixo, nesse caso, permite-se que seja adequado a resistência de acordo com a necessidade do circuito.
Existem no mercado tipos diferentes de resistores, sabendo-se que cada um tem sua finalidade própria. Dentre os tipos de resistores utilizados no mercado podemoscitar: os resistores de uso geral, os LDR, potenciômetro, trimpot, termistores PTC e NTC, onde o PTC significa Coeficiente de Temperatura Positiva e quando aumenta a temperatura aumenta a resistência, enquanto que, NTC significa Coeficiente de Temperatura Negativa e quando aumenta a temperatura diminui a resistência.

No corpo de alguns resistores existem anéis com cores, onde cada cor tem umvalor relacionado, como também cores para identificar a tolerância do resistor. Para se fazer a leitura dos valores nominais dos resistores é preciso saber a tabela de cores padrão para identificação dos valores dos resistores, onde: Preto = 0, Marrom = 1, Vermelho = 2, Laranja = 3, Amarelo = 4, Verde = 5, Azul = 6, Violeta = 7, Cinza = 8 e Branco = 9, e para saber a tolerância do resistor a tabela éa seguinte: 1 % marrom, 2% vermelho, 5% dourado, 10% prata e 20% sem cor.

Não poderíamos deixar de falar sobre a associação dos resistores, onde esses componentes podem ser associados tanto em paralelo como em série, para se adequar a determinadas situações, e para efeito de cálculos, serve para se descobrir a resistência total do circuito.

Na elaboração deste trabalho foram encontradasalgumas informações em materiais diversos, que serviram para dar uma base para o desenvolvimento dos textos, como segue abaixo:



Capacitores



São componentes bastantes utilizados nos circuitos eletrônicos, tem como principal função o armazenamento de cargas elétricas, como também, é utilizado como filtro, a unidade de medida utilizada para capacitores é o Farad.




Esse componente éconstituído por dois condutores que também podem ser chamados de armaduras ou placas do capacitor, e o isolante que é o dielétrico do capacitor. Esse isolamento pode ser feito de material como vidro, parafina, papel e muitas vezes o próprio ar.



Todo capacitor tem um tempo de carga e descarga, todo capacitor possui recursos de poder excluir os sinais indesejados, oferecendo alternativa fácilpara que a energia acumulada, seja escoada, protegendo o circuito, nesses casos quanto maior a capacitância, melhor o efeito obtido. Essa capacitância é uma das características importante desse componente, e que depende de fatores do próprio capacitor para que se obtenha o valor desejado.



A fabricação dos capacitores tem processos diferentes uns dos outros, de acordo com o material...
tracking img