Dom pedro primeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dom Pedro I
Rei de Portugal
Biografia de Dom Pedro I:
Dom Pedro I (1798-1834) foi Rei de Portugal e primeiro Imperador do Brasil.
Nasceu em Lisboa no dia 12 de Outubro de 1798, e faleceu no dia24 de setembro de 1834. Herdeiro da coroa portuguesa em 1801, era filho de D. João VI e de D. Carlota Joaquina. Possuidor de notável inteligência e acentuados pendores artísticos.
Em 1807 Portugal foiinvadido pelos franceses e a família real veio para o Rio de Janeiro. Pedro era uma menino, com apenas 9 anos, rebelde, fugia do castelo para brincar com os garotos pobres do porto. Aos 17 anos,parecia tudo menos um príncipe. Independente, chegava em casa ao amanhecer, gostava da boemia e vivia se metendo em brigas.
Pedro foi educado por religiosos (seus primeiros mestres foram o Dr. JoséMonteiro da Rocha, ex-jesuíta, e frei Antônio de Nossa Senhora da Salete), dedicava-se mais à equitação e atividades físicas do que aos estudos. Depois da mudança da família real para o Brasil (1807), freiAntônio de Arrábida tornou-se seu principal preceptor, porém o príncipe, continuou avesso aos estudos e preferia a vida solta no paço de São Cristóvão e na fazenda de Santa Cruz.
Em março de 1816,com a aclamação de seu pai a rei de Portugal, recebeu o título de Príncipe Real e herdeiro do trono em virtude da morte do irmão mais velho, Antônio. No mesmo ano casou-se com Carolina JosefaLeopoldina, arquiduquesa da Áustria.
Com fama de aventureiro e boêmio, teve 13 filhos reconhecidos e mais cinco naturais: sete com a primeira esposa, a arquiduquesa Leopoldina, da qual enviuvou (1826); umafilha com a segunda esposa, a duquesa alemã Amélia Augusta; cinco com a amante brasileira Domitila de Castro, a marquesa de Santos; e mais cinco com diferentes mulheres, inclusive com uma irmã deDomitila, Maria Benedita Bonfim, baronesa de Sorocaba (1), com uma uruguaia María del Carmen García (1), com duas francesas Noémi Thierry (1) e Clémence Saisset (1) e com uma monja portuguesa Ana Augusta...
tracking img