Sepal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) é uma das cinco comissões regionais da ONU, que tem como mandato o estudo e a promoção de políticas para o desenvolvimento de sua região,especialmente estimulando a cooperação entre os seus países e o resto do mundo, funcionando como um centro de excelência de altos estudos. Os países requerem um organismo com a capacidade de compilarinformação, analisá-la e fazer recomendações.
Deste 1948 a CEPAL contribui para o debate da economia e da sociedade latino-americana e caribe, apresentando alertas, ideias e propostas de políticaspúblicas. Além de identificar características estruturais que nos distinguem de outras regiões ou de diferentes trajetórias de desenvolvimento, a CEPAL sempre apontou para os desafios contra adesigualdade, para a luta contra a pobreza, para o fomento à democracia, justiça e paz e para as opções de inserção na economia mundial.
As publicações estatísticas e a análise da CEPAL não somente proveeminformação sobre a região e/ou sobre um país determinado, mas também permitem fazer comparações entre diferentes períodos e países.
O Brasil, pelo seu território, população e participação na economia daAmérica Latina, foi e permanece sendo uma das principais fontes e tema de análise dos relatórios e estudos da CEPAL.
A presença da CEPAL no Brasil teve início com um acordo de colaboração entre aCEPAL e o BNDES, em outubro de 1952, quando foi criado o Grupo Misto de Estudos CEPAL/BNDES, que se propunha a avaliar o ritmo de crescimento do país e traçar programas de desenvolvimento para um períodode dez anos, bem como realizar cursos de capacitação técnica.
Em setembro de 1960 foi instalado o Centro de Desenvolvimento Econômico CEPAL/BNDES no Rio de Janeiro, considerado a primeirarepresentação formal da CEPAL no Brasil. Na segunda metade da década de 60 houve desvinculação do programa ao BNDES e, em 1968, foi instalado, ainda no Rio de Janeiro, o Escritório Regional CEPAL/ILPES no...
tracking img