Documento

Páginas: 3 (602 palavras) Publicado: 25 de março de 2015
INTRODUÇÃO
Na problemática dos tempos modernos, as formas alternativas de soluções de conflitos servem para evitar o processo de uma forma rápida, barata e pacífica, através de soluções capazes deresolver certos litígios que versem sobre direitos disponíveis.
São consideradas eficazes formas de pacificação social e podem diminuir consideravelmente o acúmulo de pendências judiciais.
Existem pelomenos de três maneiras diversas de se obter a solução de um conflito de interesses: pela autotutela, pela autocomposição e pela heterocomposição.
A autotutela é a forma mais antiga e mais violenta dese resolver um conflito, onde vencerá sempre o mais forte. É o caso da legítima defesa e da greve.
A autocomposição, por outro lado, é a forma pacífica de solução de conflito por obra dos própriosinteressados, muitas vezes com a intervenção de um terceiro. Como exemplo tem-se a mediação e a conciliação.
A heterocomposição ocorre quando a solução do conflito é confiada exclusivamente a umterceiro, alheio ao objeto do litígio. Exemplo: jurisdição e arbitragem.
ARBITRAGEM
A arbitragem, na verdade, é forma mista, pois as próprias partes compõem-se parcialmente para designar o árbitro esubmeterem-se ao respectivo laudo.
A arbitragem nasceu na história antiga e teve um importante papel nas relações trabalhistas e comerciais, mas cedeu espaço para a conciliação até que caísse em desuso.
Apósperder força, a arbitragem voltou a ser bastante utilizada nas soluções de conflitos de mercados comuns internacionais.
Atualmente, a Lei 9.307/96 dispõe que a sentença arbitral tem a mesma força deuma sentença judicial. Dispõe, também, que a cláusula de arbitragem inserida nos contratos tem força obrigatória entre as partes.
MEDIAÇÃO
Na mediação, o terceiro mediador intervém quando as partesnão conseguiram chegar a uma solução, cabendo-lhe, então, apresentar algo de novo ou diferente às muitas possibilidades levadas em conta pelas próprias partes, podendo estimular ou mesmo ajudar os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Documento
  • Documento
  • Documento
  • Documento
  • Documento
  • Documento
  • Documento
  • Documento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!