Dobutamina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DOBUTREX®

Classe terapêutica dos Drogas Vasoativas:  se refere às substâncias que apresentam efeitos vasculares periféricos, pulmonares ou cardíacos, sejam eles diretos ou indiretos, atuando em pequenas doses e com respostas dose dependente de efeito rápido e curto, através de receptores situados no endotélio vascular. São de uso corriqueiro em uma unidade de terapia intensiva (UTI)principalmente para regular a freqüência cardíaca e volume sistólico. 

Nome Genérico: Cloridrato de dobutamina

Dobutamina é uma catecolamina (Tipo de neuro-hormônios (substâncias químicas produzidas por células nervosas e usado para enviar sinais para outras células, derivadas de tirosina, tais como a epinefrina (adrenalina), dopamina, adrenalina e noradrenalina). Eles são produzidos na glândulasupra-renal e as terminações nervosas. Catecolaminas são importantes para responder ao estresse). Como hormônios, são libertadas pela glândula supra-renal em situações de stress, como stress psicológico ou hiperglicemia.)
 sintética com efeitos mais proeminentes sobre receptores beta-1. Tem mais efeito inotrópico positivo que cronotrópico.

Indicação: manuseio em curto prazo de pacientes comdescompensação cardíaca em virtude de redução na contratilidade (Ex.: ICC, congestão pulmonar).
Indicações de Dobutamina
O cloridrato de dobutamina é indicado quando for necessário suporte inotrópico (relacionado a contratividade cardíaca) para tratamento de pacientes em que o débito cardíaco é insuficiente para suprir a demanda circulatória. E para tratamento de pacientes, nos quais a pressão deenchimento ventricular anormalmente elevada ocasiona o risco de congestão e edema pulmonar. As condições que podem precipitar tais situações incluem os seguintes estados: ·(1) Inicialmente de origem cardíaca
a. Insuficiência cardíaca aguda: infarto agudo do miocárdio; choque cardiogênico; após cirurgia cardíaca; depressão da contratilidade cardíaca induzida por drogas, tal como aquela que ocorre nobloqueio de receptor beta-adrenérgico.

b. Insuficiência cardíaca crônica: descompensação aguda de insuficiência cardíaca congestiva crônica; suporte inotrópico temporário em insuficiência cardíaca congestiva crônica avançada, como um adjuvante da terapia com agentes inotrópicos orais convencionais, vasodilatadores sistêmicos e diuréticos.

2) Inicialmente de origem não-cardíaca
a. Estado dehipoperfusão aguda após trauma, cirurgia, septicemia ou hipovolemia, quando a pressão arterial média for acima de 70 mmHg e a pressão capilar pulmonar for 18 mmHg ou maior, com resposta inadequada à reposição de volume e aumento da pressão de enchimento ventricular.

b. Baixo débito cardíaco secundário à ventilação mecânica com pressão expiratória final positiva (PEEP).

O cloridrato dedobutamina pode ser usado como um substituto aos exercícios físicos nos testes de estresse para o diagnóstico da doença coronariana. Quando é usado com este propósito, o paciente deve ser informado dos riscos potenciais envolvidos no teste. Além disso, os pacientes devem ser cuidadosamente monitorizados, como nos exercícios dos testes de estresse, incluindo exames eletrocardiográficos contínuos.Classificação: Estimulante cardíaco, agente adrenérgico. Medicamento com ação no miocárdio.


Mecanismo de ação: Agente inotrópico de ação direta. Estimula diretamente os receptores beta-1 (São responsáveis basicamente por aumentarem a contratilidade cardíaca ) do coração, aumentando a contratilidade do miocárdio e o volume de ejeção, dando lugar a um aumento do gasto cardíaco. A irrigaçãosanguínea coronária e o consumo de oxigênio do miocárdio aumentam, já que aumenta a contratilidade do miocárdio. A resistência vascular periférica geralmente diminui (redução pós - carga); contudo a pressão arterial sistólica e a pressão do pulso podem permanecer invariáveis ou incrementar-se devido ao aumento do gasto cardíaco. A dobutamina reduz a elevada pressão de enchimento ventricular (redução...
tracking img