Do que se tem pensado sobre o trabalho • o que o trabalho não é

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
• Do que se tem pensado sobre o trabalho
• O que o trabalho não é
• REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
ALBORNOZ, Suzana. O que é trabalho. São Paulo: Coleção Primeiros Passos, Brasiliense, 2004.
Textosfichados:

“Entre os artesãos na Antiguidade, a divisão do trabalho existia com vistas à qualidade do produto e por causa da diversidade das capacidades, como hoje”. (p. 44)
“Labor é aquele trabalhodo corpo do homem pela sobrevivência. O modelo é o do camponês sobre o arado, no trabalho da terra. Ou o da mulher no parto. Há uma dose de passividade nessa atividade humana: a submissão aos ritmosda natureza, às estações, à intempérie”. (p. 47)
“O trabalho intelectual – considerado como o propriamente humano quando gratuito e liberto do contato com a matéria – se concentra na classe dos homenslivres, enquanto o trabalho físico, considerado servil e humilhante, vai repousar sobre os ombros dos escravos e das mulheres. A primazia atribuída ao primeiro, e o desprezo deste, levam a afirmar aposição social dos ociosos, ou mesmo dos intelectuais”. (p. 50)
“O homem se torna um criador por sua própria atividade; pode realizar qualquer coisa. O trabalho é a melhor maneira de preencher suavida”. (p. 58)
“Para Marx a essência do ser humano está no trabalho. O que o homem é o que ele faz. E a natureza dos indivíduos depende, portanto, das condições materiais que determinam sua atividadeprodutiva. O trabalho é pressuposto em uma forma que o caracteriza como exclusivamente humano. O trabalho do homem tem uma qualidade específica, distinta de um mero labor animal”. (p. 69 e 70)

“Épreciso refletir um pouco sobre as semelhanças e diferenças eventuais entre trabalho e emprego. Está tão difundida a maneira moderna de trabalho e serviço de uma organização ou um patrão, comoassalariado, que ninguém estremece ao ver integralmente identificados os termos emprego e trabalho”. (p. 79)
“As pessoas trabalham antes para poder consumir do que propriamente para produzir alguma coisa”....
tracking img