Capacitores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Especificação dos capacitores
a) Tolerância
R- A capacitância real de um capacitor deve ficar dentro dos limites de tolerância de fabricação, que pode ser tão baixa quanto 5% (capacitores deprecisão) ou tão alta quanto50%, como acontece com os capacitores eletrolíticos. Em alguns casos a tolerância não é simétrica: a tolerância para menos pode ser menor que a tolerância para mais; ex: umtipo de capacitor pode ter tolerância de –10 e + 20%, Significando que, se o seu valor nominal for de 100pF, poderá ter qualquer valor real entre 90 e 120%pF (até10pF menos e até 20% mais que onominal) e será considerado bom.
b) Tensão de isolamento

R- É a tensão máxima que pode ser aplicada ao capacitor sem que o mesmo seja danificado; Obs. Não se deve submeter um capacitor a uma tensãoacima da recomendada pelo fabricante. Sob pena de danificar e até furar o dielétrico e provocar fuga no capacitor. Em caso de substituição de componentes, a isolação do capacitor substituto poderá sermaior que a isolação do capacitor original, nunca poderá ser menor.
c) Valores comerciais
R- Os valores comerciais de capacitores são diversos, porém, os mais comuns são de múltiplos e submúltiplos dasdécadas mostradas na tabela: Décadas de valores comerciais de capacitores
Décadas de Valores Comerciais de Capacitores

c 1 ) O capacitor eletrolítico bipolar necessita de até o dobro dovolume de um polarizado de mesma capacitância e tensão, pois o valor da capacitância é igual a metade das capacitâncias parciais.Os capacitores eletrolíticos possuem variações no que se refere àsdisposições dos terminais,podendo ser axiais ou radiais. Os capacitores axiais possuem terminais instalados nas duas extremidades, ao passo que os radiais, possuem seus terminais colocados numa dasextremidades do capacitor.
c 1.1 ) Os capacitores de Disco Cerâmico apresentam capacitâncias de média a baixa, na ordem de picofarads.São usados geralmente em circuitos que operam em alta freqüência, onde...
tracking img