Do lixo ao luxo: um projeto de ecodesign

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Do lixo ao luxo: um projeto de ecodesign



Carolina Ângelo Jerônimo Domingues*

Isis Rodrigues Chidid**



*Graduada em Design de Moda pela Faculdade Boa Viagem– FBV/PE, com linha de pesquisa em sustentabilidade e moda. Técnica em Produção de Moda pela Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba – FUNETEC/PB. carolinaajd@hotmail.com



**Mestre em Administração pelaFaculdade Boa Viagem – FBV/PE, com linha de pesquisa em cultura de consumo de moda. Especialista em Design de Moda pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e em Cultura de Moda pela Faculdade Anhembi Morumbi/SP. É professora no curso de Design de Moda na Faculdade Católica do Ceará. Tem interesses em estudos que relacionarem moda, design, consumo e marketing pós-moderno. isischidid@gmail.comResumo

Diante do contexto atual em que o ecodesign está em alta devido à degradação do meio ambiente e o surgimento de um consumidor que preza pela origem do produto, exclusividade e criatividade, o presente estudo tem como proposta desenvolver um acessório de moda dentro da estética contemporânea e que explore novas propostas, utilizando métodos que minimizem o impacto ambiental e adegradação do meio ambiente em virtude das transformações pelo qual o mundo vem passando.



Palavras-chave: Ecodesign, Acessório, Moda, Contemporâneo, Impacto Ambiental.





Abstract



Given the current context in which ecodesign is on the rise due to environmental degradation and the emergence of a consumer who values ​​the product origin, uniqueness and creativity, this study isproposed to develop a fashion accessory in contemporary aesthetics and explore new proposals, using methods that minimize environmental impact and environmental degradation due to transformations by which the world comes through.



Keywords: Ecodesign, Accessory, Fashion, Contemporary, Environmental Impact.





1. Introdução

Para Maria Couto e Renato Teixeira (2010), o comportamentoconsumista humano está contribuindo para a degradação do meio ambiente, tornando o mundo insustentável, portanto, a solução para estes problemas exige uma reformulação de todo o modelo de sociedade industrial, que permitirá harmonizar a relação homem com a natureza e as relações homens entre si.
Os autores afirmam que desde o início da Revolução Industrial no século XVIII, a inserção de técnicaspredatórias de produção e consumo vem provocando transformações drásticas à natureza, somente no século XX, a partir da II Guerra Mundial (1939-1945) é que se identifica uma preocupação global com o meio ambiente.
Nos anos de 1970, segundo Renata Varanda (2007), a questão ambiental começou a ser discutida, porém era pensada apenas em termos de descarte dos produtos. Na década de 1980, o próprioprocesso de fabricação foi repensado, em consequência os produtos ganharam uma produção mais limpa por meio de novas tecnologias. E somente nos anos de 1990 surgiu o termo ecodesign quando a indústria eletrônica dos EUA procurava minimizar o impacto no meio ambiente decorrente de sua atividade. Atualmente esse conceito se fortaleceu e faz com que as indústrias se preocupem com o seu processoprodutivo, desde o momento que os produtos são fabricados até o seu descarte.
Para Miriam Borchardt et. al (2008), o ecodesign, também conhecido como green design ou design de fabricação ambientalmente consciente, significa priorizar o fator ambiental no ciclo de desenvolvimento do produto com intuito de reduzir seu impacto sobre a natureza, sem esquecer os elementos estéticos, funcionais e de segurança.Seguindo esta característica atual, surge um novo consumidor com novos ideais, no qual preza pela origem do produto, sua exclusividade, criatividade e também sua responsabilidade social. Devido a esse novo perfil de consumidor a cadeia produtiva de moda sofre alterações, portanto as principais indústrias e fornecedores de artigos sustentáveis procuram se adequar às novas formas de adquirir...
tracking img