Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tempo deve ser bem usado

Edição de 20/01/2013
Tamanho do Texto
O sucesso profissional e na vida escolar ou acadêmica dependem de como se administram as tarefas

Para a maioria das pessoas o primeiro contato com administração efetiva de tempo se dá ao conciliar a agenda de estudos e trabalho. Os compromissos e as tarefas aumentam, o que leva muitos a desistirem do estágio ou até mesmo doemprego conquistado. A conciliação depende de um grande esforço e abdicar do trabalho pode não ser a melhor escolha.

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente tanto com o nível de estudos quanto com a experiência profissional. Desistir de um emprego pode reduzir as chances de contratação ou até mesmo dificultá-las. Organização e disciplina afastam o ócio e o abuso de atividades queconsomem um precioso tempo, ainda mais para quem precisa conciliar a vida de estudante e de funcionário.

A estudante de medicina Rafaella Gugelmim sabe bem as consequências da falta de organização. "Sempre tive boas notas no colégio, mas isso começou a mudar assim que entrei na faculdade. Como precisava pagar as mensalidades, arrumei um emprego e foi aí que meu rendimento começou a desabar",comenta. Ela lembra que primeiro foram os trabalhos, que ou eram entregues fora das datas ou simplesmente feitos de qualquer jeito. Em seguida vieram as notas ruins nas provas e a temida reprovação em alguma matéria.

Sem opção, a estudante decidiu se organizar e adaptar a sua rotina à nova realidade. "Eu não poderia parar de trabalhar porque o meu salário servia para pagar a faculdade. Meus pais nãotinham condições de arcar com todos os gastos sozinhos, então eu tinha que encontrar alguma solução", diz a estudante. Em teoria parece muito simples organizar a sua rotina e se condicionar a ela, mas, na prática, requer muita disciplina e esforço.

Para o especialista em administração de tempo e produtividade Christian Barbosa, não adianta enrolar para começar a organizar as atividades. "Nãoadianta deixar para depois, mais cedo ou mais tarde a pessoa terá que aprender a se organizar e ser mais produtivo em menos tempo, do contrário, terá que esquecer a ideia de ser um profissional de resultados no mercado de trabalho", avalia Christian.

Para não enlouquecer e ter sucesso nas atividades de estudo e trabalho, Christian Barbosa dá 5 dicas para harmonizar trabalho e estudos. Confira:n Registro de atividades: A boa e velha agenda ainda é a forma ideal para quem quer começar a se organizar. Seja no formato eletrônico, como o Google Calendar, ou em papel, como as adquiridas em papelarias, elas nunca saem de moda e se adaptam ao formato preferido do usuário. "Não deixe nada na cabeça. Registre sua vida pessoal, escola, trabalhos, TCC e também as atividades que precisam serrealizadas no trabalho", comenta Barbosa.

n Planejamento: Após anotar todas as atividades chega a hora de distribuí-las na agenda. O ideal é anotar com até três dias antes do vencimento. Segundo Christian, isso dará mobilidade no dia a dia, aumentando as chances de se cumprir os prazos, além de ganhar um tempo para descansar ou até mesmo adiantar novas tarefas. Outra dica importante é colocar otempo que será gasto com cada atividade.

n Urgências: São aquelas atividades inesperadas, cujo tempo para finalizá-las está acabando ou até mesmo já terminou. Geralmente são as maiores causas de estresse por descontrole de tempo. Elas não podem ser previstas, mas ao contrário do que se pensa, podem ser programadas. Para evitar a complicação e a bagunça do seu cronograma, o especialista sugerereservar de 30 minutos a uma hora do dia para resolver esse tipo de situação.

n Atividades circunstanciais: Essas são as atividades com maior índice de desperdício do tempo. Facilmente reconhecidas, não fariam a menor diferença caso não fossem executadas. Um clássico exemplo citado por Christian é a navegação na internet por horas, sem propósito algum. Ele também comenta que ao chegar em casa não...
tracking img