O sono letal de eutico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O sono letal de Êutico
A Bíblia nos relata a história de Êutico, cujo nome significa “afortunado”. Êutico estava sentado numa janela quando adormeceu profundamente durante o prolongado discurso doapóstolo Paulo. Vencido pelo sono, Êutico caiu do terceiro andar do cenáculo onde Paulo pregava na cidade de Trôade (At 20.9).
O jovem Êutico ilustra bem, alegoricamente, a vida de muitos que dormemna letargia da religião nas igrejas de nossos dias. Pessoas como Êutico, “afortunadas” pela revelação do Evangelho da paz, e que estão no lugar certo, na hora certa, ainda adotam uma postura errada: ado sono da indiferença. O sono físico é reparador e necessário, mas dormir espiritualmente é algo absolutamente perigoso. Veja a exortação encontrada na carta de Paulo aos Efésios 5.4, que diz: “[...]Desperta tu que dormes, levanta-te de entre os mortos e Cristo te iluminará.” Note que o apóstolo compara o que dorme espiritualmente com quem está morto.
Lembra-se do profeta Jonas? Deus lhe derauma missão específica e ele deliberadamente seguiu para o lado oposto, indo refugiar-se no porão de um navio que foi fustigado por uma tempestade. Jonas foi encontrado dormindo profundamente, pondo emrisco sua vida e a dos demais (Jonas 1.5).
Ao cair de uma janela do terceiro andar, o jovem Êutico também dormia profundamente (At 20.8) e com a queda morreu instantaneamente. Paulo, porém, entra emação inclinando-se sobre ele e abraçando-o restituiu-lhe a vida (At 20.9). Dando-nos a entender que precisamos agir para reavivar os mortos espirituais em nosso meio, despertando-os do sono daindiferença.
Amados, nós já recebemos a vida plena, a vida de Cristo está em nós. Somos a morada do Espírito de Deus, temos a exortação da Palavra. Assim como naquele cenáculo, as luzes estão acesas, entãocomo podemos ainda dormir? Observe o que nos diz a Bíblia no livro de Romanos 13.11: “E digo isto a vós outros que conheceis o tempo, que já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa...
tracking img