Movimento estudantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
"Educação como Prática da Liberdade"

A frase acima, de autoria de Paulo Freire, estava escrita em adesivos trazidos por estudantes. Durante o percurso, a bateria do Colégio Pedro II, da Tijuca,animava os manifestantes acompanhando as músicas e palavras de ordem puxadas desde o carro de som.

História do Movimento Estudantil

O movimento estudantil (ME) historicamente sempre estevealinhado as grandes lutas que de desenrolaram no país. Na ditadura militar os estudantes foram à linha de frente das organizações que lutavam contra o regime e foram decisivos para o processo deredemocratização no país, no fora Collor foram também os estudantes com suas caras pintadas que foram às ruas exigir a saída do presidente.
Na década de 1970, em meio ao período decadente e não menos violento daditadura, os estudantes mostravam suas forças criando e reconstituindo suas entidades de luta. É nesse momento que se reconstitui a UNE (união nacional dos estudantes) e se fundam vários DCE´s, CA´se entidades estudantis em todo o país. Esse movimento vinha em resposta à truculência da ditadura, um dos casos mais conhecidos dessa época foi a morte do estudante Edson Luis em 1968, morto por PM´sno bandejão de sua universidade quando preparava-se para uma passeata.

Multimídia & Social : A importância dos movimentos estudantis

O movimento estudantil vem cumprindo um papel importante naluta por uma educação pública, gratuita e de qualidade social e vem ocupando também um grande papel na história, galgando assim, um lugar de destaque na luta pelas transformações sociais efetivandopela ampla participação nos principais processos políticos vigentes em nossa sociedade.

É famoso pelo papel que assumiu na luta pela redemocratização do país, porém a indagação questão principal quehoje se coloca é de que forma devemos organizar a nossa juventude nas nossas universidades, nas escolas, na periferia, nos diversos movimentos sociais, para vencer a precarização do ensino. Como...
tracking img