Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Professor(a) )

Disciplina

Assunto

Duzão
Nº da lista

Biologia
Turma

Exercícios
Data

Aluno(a)

134
01 - (UFLA MG/2008/Janeiro) “No Brasil, a cebola é considerada a No terceira hortaliça mais importante em termos de valor econômico, ficando atrás apenas da batata e do tomate. É preferencialmente consumida in natura em saladas, temperos e condimentos.” Horticultura Brasileira,v.25, n.1, Jan Jan-Mar, 2007, pág.53 Assinale a alternativa que contém os órgãos vegetais das culturas cebola e batata-inglesa, respectivamente. a)Tuberosas e tubérculo. b)Tuberosas e bulbo. c)Bulbo e tubérculo. d)Bulbo e tuberosas. 02 - (UECE/2008/Janeiro) Algumas plantas permanecem ativas durante períodos de seca. Para tanto, tiveram que desenvolver adaptações estruturais que possibilitaram suasobrevivência. Assinale a alternativa a. que contém apenas exemplos de adaptações a ambientes secos. a)Cutícula, pneumatóforos, tricomas b)Aerênquima, tricomas, espinhos c)Suculência, cutícula, glândulas de sal d)Espinhos, tricomas, suculência 03 - (UFPE/UFRPE/2008/1ª Etapa) Os caules subterrâneos e aéreos, ilustrados em 1, 2, 3, 4 e 5, são observados, respectivamente, em plantas de:

M.E.D./

/2012

( )Em (A), temos caule aéreo e ereto, conhecido como colmo, cujas folhas emergem de sua extremidade superior. ( )Em (B), temos um caule subterrâneo (rizoma), que se desenvolve paralelamente à superfície e de onde podem emergir folhas aéreas, como acontece, por exemplo, em samambaias e bananeiras. ( )Cladódio (C) é um caule aéreo, achatado e verde, com crescimento indefinido,observado em alguns cactos, como a palma ou o figo efinido, figo-da-índia. ( )Em (D), ilustra-se um tipo de caule que armazena nutrientes e no qual se cada camada equivale a um bulbo simples. ( )(E) representa um caule aéreo, rente ao chão (estolho), que, de e espaço em espaço, apresenta gemas que formam raízes e folhas, ou mesmo uma nova planta. É o caso do morangueiro e da grama comum de jardim.Considere uma árvore de 5 m de altura, 05 - (UFLA MG/2003/Julho) que cresce 1 m por ano. a)Se ocorrer uma lesão que deixe uma marca em seu tronco, a 1,5 m do solo, a que altura ela estará aos 5 anos? Explique. b)Se for retirado um anel da casca do caule, logo acima do nível do solo, Se provavelmente a árvore morrerá. Por que isso pode acontecer? 06 - (UFAM/2003) As adaptações dos caules são asmodificações dos caules normais, muitas vezes como conseqüência das funções que exercem ou em razão da influência do meio físico. Observando a figura abaixo, assinale a alternativa correspondente a numeração das adaptações.

a)morango, banana, gengibre, maracujá e cana–de–açúcar. açúcar. b)banana, morango, maracujá, cana–de–açúcar e milho. açúcar c)milho, batata, banana, maracujá e morango. d)morango,gengibre, batata, banana e milho. e)maracujá, gengibre, batata, morango e cana–de–açúcar. açúcar. 04 - (UFPE/UFRPE/2004/2ª Etapa) O caule, estrutura adaptada à função de sustentação da planta e condução de seiva, pode pode-se apresentar sob diferentes tipos morfológicos. Com relação a este assunto, analise as afirmações feitas a seguir.

a)1 espinhos; 2 gavinhas; 3 acúleos 1 b)1 gavinhas; 2espinhos; 3 acúleos 1 c)1 acúleos; 2 gavinhas; 3 espinhos 1 d)1 espinhos; 2 gavinhas; 3 espinhos 1 e)1 espinhos; 2 acúleos; 3 acúleos A figura refere-se a um cacto típico da 07 - (UNESP SP/2002/Julho) região semi-árida nordestina, o quipá ('Opuntia sp'). Trata árida Trata-se de uma planta xerófila, que apresenta respostas morfológicas adaptativas ao seu ambiente.

Tendo como referência a figura,responda. a)Que adaptações morfológicas você pode identificar nas estruturas Que indicadas pelas setas 1 e 2?

Colégio Expressão
b)Cite duas formas pelas quais a estrutura indicada por 2 contribui para a Cite sobrevivência dos cactos nas regiões semi-áridas. 08 - (UFRRJ/2001/Julho) Obtém-se a cortiça a partir do tecido se denominado SÚBER, presente em plantas da região mediterrânea, tais como o...
tracking img