Logos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A RELIGIÃO DO CRISTÃO:
NÃO HIPÓCRITA, MAIS REAL
Jesus começou a falar no monte, descrevendo nas bem-aventuranças os elementos essenciais do carater do cristão. Descreveu então, a justiça do cristão, que deve exceder à justiça dos escribas e fariseus na aceitaçao de todas as implicações da lei de Deus. A justiça do critão é uma justiça sem limites.[i]
As multidões que vinham ouvir os ensinosdo Senhor haviam aprendido o sistema de justiça divulgado pelos fariseus. Jesus mostrou-lhes que aquilo que os fariseus interpretavam como justiça, não era justiça nenhuma, porque se contentavam em prestar obediência externa à lei sem a obediência do coração. O capítulo 5 de Mateus mostra-nos que a observância da lei externa não justificaria ninguém à vista de Deus. [ii].
Depois, Jeus continua aensinar sobre a “justiça”. O capitulo 6 começa (literalmente) com “guardai-vos” de exercer a vossa justiça diante dos homens”. A palavra usada nos melhores manoscritos é dikaiosune, a mesma de 5:6 e 20. Mais muito embora a palavra seja a mesma, a enfase mudou de lugar. Antes, a “justiça” estava relacionada com a bondade, a pureza, a honestidade e o amor; agora, relaciona-se com praticas tais comoesmolas, oraçao e jejum.
Assim, Jesus passa da jutiça moral do cristão a sua jusiça “religioja” A maior parte das das versoes reconhece esta mudança de assunto. A ERAB diaz: “Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens”, e a BLH: “Cuidado! Não pratiquem seus deveres religiosos em pulblico a fim de serem vistos pelos outros”. [iii].
O fruto de um coração justo revela-se por atosjustos. O fruto supremo da justiça é o amor. Paulo ensinou: "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três: porém o maior destes é o amor" (1 Coríntios 13:13). Na resposta às perguntas do intérprete da lei, em Lucas 10, o Senhor afirmou de novo: "E eis que certo homem, intérprete da lei [especialista na interpretação da lei mosaica], se levantou com o intuito de pôr Jesus emprovas, e disse-lhe: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Então Jesus lhe perguntou: Que está escrito na lei? Como interpretas? A isto ele respondeu: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e amarás o teu próximo como a ti mesmo" (vv. 25-27). O amor é o produto mais excelente da justiça; é o que Deus procura navida de um homem como prova de que foi justificado.
Não é este apenas um princípio da lei; Paulo testificou também a mesma verdade: "Ora, o intuito da presente admoestação visa o amor que procede de coração puro e de consciência boa e de fé sem hipocrisia" (1 Timóteo 1:5). O amor é, portanto, prova de justiça. Paulo, examinando o fruto da justiça no Antigo Testamento, testificou que o amor é frutoda justiça para satisfazer a Deus segundo as exigências da lei.
João disse: "Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade" (1 João 3:18). 'Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus, e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor" (1 João 4:7-8). "Amados, se Deus de tal maneiranos amou, devemos nós também amar uns aos outros" (1 João 4:1 1).
O amor é antes de tudo cuidado e interesse pelas necessidades do objeto de nossa afeição. O amor que satisfaz o coração de Deus não é uma reação emocional a alguém atraente; é, antes, uma reação à necessidade de outrem. João perguntou: "Ora, aquele que possuir recursos deste mundo e vir a seu irmão padecer necessidade e fechar-lheo seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?" (1 João 3:17). A natureza de Deus é amor. Ela o compeliu a dar, muito embora aqueles aos quais ele deu não lhe fossem atraentes porque eram pecadores. Este tipo de amor é a prova, na Palavra de Deus, que determina se alguém ama como Deus espera que o faça a fim de demonstrar sua justiça perante Deus. O amor é a resposta ás necessidades...
tracking img