Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa: 3


Urbanização no Brasil


Urbanização é o aumento proporcional da população urbana em relação a população rural. Segundo este conceito só a urbanização quando ocrescimento da população urbana é maior do que a rural.
O Brasil passou a ser um país urbano só a partir da segunda metade do século 20, quando mais de 50% da população passou a residirnas cidades. A partir da década de 1950 o processo de urbanização tornou-se cada vez cada vez mais acelerado, isso se deu ao processo de industrialização no Brasil que se intensificou em 1956.Em 1940 cerca de 30% da população brasileira era urbana, em torno de 12,9 milhões de habitantes, porém esse percentual cresceu aceleradamente em 1970 mais de 55,9% da população já viviam emcidades e de acordo com o Censo de 2000 a população urbana brasileira chegou a 81,2%, sendo que de cada 10 habitantes do Brasil, 8 moram em cidades.
Os grandes centros urbanos do Brasilconvivem com uma série de problemas, tanto socioculturais quanto ambientais e econômicos.
- os engarrafamentos quilométricos, geradores de fumaça e ruídos que interferem na qualidade de vida.- a volumosa produção de lixo, o que exige espaço para seu deposito e cuidados ecológicos com seu manejo.
- a carência de áreas verdes para o lazer e o entretenimento daspessoas.
- a especulação imobiliária que conduz a ocupações irregulares, muitas delas ocorrendo em áreas de preservação, como os fundos de vales.
A urbanização causa váriosproblemas, aumento da poluição, destruição de áreas verdes para construção de prédios, indústrias e a favelização.
A urbanização desordenada que pega os municípios despreparados para atenderas necessidades básicas dos migrantes, causa uma série de problemas ambientais e sociais.
Dentre eles destacam-se o desemprego, criminalidade a favelização e a poluição do a e da água....
tracking img