Diversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DIREITOS HUMANOS E PLURALIDADE CULTURAL
* DIREITOS HUMANOS
Declaração Universal dos Direitos Humanos aprovada pela ONU no dia 10 de dezembro de 1948, depois da segunda guerra mundial, o textodo documento foi escrito pelo Canadense John Peters Humphrey.
O objetivo maior desta educação na escola é fundamentar o espaço escolar como uma verdadeira esfera publica democrática.
Nenhum outrotema desperta tanta polêmica em relação ao seu significado, ao seu reconhecimento, como o de direitos humanos. É relativamente fácil entendermos e lutarmos por questões que dizem respeito à cidadania, àampliação da cidadania.

* PLURALIDADE CULTURAL
É a existência de várias culturas. O Brasil é um País rico em diversidade étnica e cultural, plural em sua identidade: é índio, afro-descendente,é urbano, sertanejo, caipira,caiçara...Contudo, ao longo de nossa história tem existido preconceitos e relações de discriminação e exclusão social que impedem muitos brasileiros de ter uma vivenciaplena de sua cidadania. Quando se fala de preconceito e descriminação, o professor deve estar preparado e a escola tem um papel crucial a desempenhar nesse processo, sendo que:
* É o espaço em quepode se dar à convivência entre crianças de origens e níveis sócio-econômicos e culturas diferentes, com costumes e dogmas religiosos também diferentes, com visões do mundo diversas daquelas quecompartilha em família.
* A escola apresenta à criança conhecimentos sistematizados sobre o país e o mundo.
* Reconhecer e valorizar a diversidade humana, partindo de um processo de conhecimento erespeito de nossas identidades culturais.
* Resgatar e promover atitudes individuais e coletivas contra o preconceito e a favor do respeito as diferenças.
A escola exerce um papel crucial na vidado homem, agindo como formadora de valores e, com isso, tendo a capacidade e a responsabilidade de mudar sua mentalidade e superar os preconceitos. Para isso, é fundamental que o professor, crie na...
tracking img