Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Caso 2
Homem de 47 anos, é levado ao pronto socorro das clinicas x,em virtude de estar credenciado ao seu convênio-saúde ,após acidente de carro. No estabelecimento foi contatada a existência de uma fratura óssea na perna direita que requeria cirurgia corretiva e, também a existência de sangramento moderado, que lhe causara queda nos níveis pressóricos arteriais.
A equipe médica propõetransfusão sanguínea para o restabelecimento da pressão arterial, mas o paciente se recusa aceita o procedimento, afirmando ser adepto da corrente religiosa denominada “Testemunhas de Jeová”.
O paciente afirma que conhece os ricos de sua recusa e que assinará documento desresponsabilizando a equipe médica e a clinica, em caso de qualquer acontecimento infortuito ligado à sua recusa. Durante a noite, opaciente é sedado e se ministra sangue, evitando que o paciente e seus familiares disso tenham conhecimento posterior.
A: Religião e ciência médica.
B: O médico deverá procurar os recursos técnicos e científicos para proteger a saúde do paciente, sem contrariar a sua vontade expressa. "Em caso de haver recusa em permitir a transfusão de sangue, o médico, obedecendo ao seu Código de Ética Médica,deverá adotar a seguinte conduta: se não houver iminente perigo de vida, respeitará a vontade do paciente ou de seus responsáveis. Se houver iminente perigo de vida, praticará a transfusão de sangue, independentemente de consentimento do paciente ou de seus responsáveis".

C: Quando uma Testemunha de Jeová não deseja que lhe seja administrada sangue sob qualquer hipótese, devem serconsiderados a partir do princípio bioética da autonomia do paciente sobre seu corpo e sua integridade moral, e não a partir da fórmula de que a ‘preservação da vida é bem jurídico maior do que a liberdade da própria pessoa’. É aí, exatamente, onde reside a modernidade e o espírito democrático da bioética – livre de paternalismos que se confundem com a beneficência... Para a bioética, o que é ‘bem’ para umacomunidade moral não necessariamente significa ‘bem’ para outra, já que suas moralidades podem ser diversas

Caso 3 :
Um escritor é atingido por uma doença degenerativa grave, cujo prognóstico de vida, se não receber tratamento adequado, deve ficar em torno de dois a três anos. Seguindo a orientação médica o escritor toma os medicamentos recomendados e inicia a escrita do livro que eleconsidera que será sua obra-prima. Infelizmente, o medicamento deixa-o obnubilado, dificulta sua concentração intelectual, e sua criatividade literária decai significantemente. O escritor coloca-se diante de um dilema. Deve continuar a tomar os medicamentos e prolongar sua vida ou deve deixá-los e assim pode escrever seu livro?
A: Respeito ao direito do paciente
B: A intervenção medica ou cirúrgicasem consentimento do paciente ou de seu representante legal, se justifica por eminentemente perigo de vida, obrigatoriedade medica é usar todos os meios para manutenção de vida do cliente que esta contida no código de ética medica.
C: A nossa constituição garante o direito á vida a liberdade e a dignidade da pessoa humana. Entretanto, a reserva a tratamento a qual depende a vida. É precisosublinhar que a declaração isenta o médico de responsabilidade por quaisquer resultados adversos causados pela recusa do paciente em aceitar tratamento. Requer ao profissional respeito a vontade e aos valores morais do paciente, reconhecendo o domínio do paciente sobre sua própria vida e ao respeito a sua intimidade.


Caso 4 :
Em um hospital-dia, especializado nos cuidados com pacientes sofrendode transtornos mentais, a equipe de enfermagem encontra-se diante de um usuário do serviço, de 25 anos cujo diagnóstico médico revela ser psicose maníaco-depressiva que se recusa a receber o medicamento a ele prescrito e quer deixar a unidade (alto pedido), alegando que, nas outras ocasiões que recebera a mesma medicação, tivera sintomas gastrointestinais que muito o incomodaram. A enfermagem...
tracking img