Diversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Educação para diversidade humana: respeito 
às diferenças e valorização da singularidade

Resumo
          Este trabalho surge a partir de uma reflexão bibliografia, realizada para um trabalho de conclusão do curso de Pedagogia Licenciatura Plena, fazendo ligação entre a teoria e as experiências vividas no estágio curricular e também nos diversos anos de trabalho como professora eminstituições de ensino. E objetiva expor e refletir sobre as grandes singularidades existentes nas salas de aula de todo o país, e a importância de discutirmos sobre os conceitos de diferença que está imposto na sociedade. Debater sobre como a escola de hoje está recebendo os mais diferentes alunos, como esta permitindo a permanência destes na escola regular. Trazemos também algumas contribuições a respeitode acordos internacionais que viabilizam a inclusão nas escolas regulares. Procuramos debater sobre a indiferença, a discriminação, o preconceito, a injustiça, os rótulos coisas que são quase que comuns nas escolas públicas em relação a alunos que não seguem o padrão idealizado pela escola tradicional, causando indignação, pois a escola é um que deveria ser plural assim como a sociedade que vivemosé um lugar plural, e precisamos que os alunos estejam preparados para viver em harmonia nesta sociedade. Pois a escola ainda nos dias de hoje é um instituição excludente, pois ainda homogeneíza situações onde a diferença está implícita, não respeitando a singularidades dos alunos seja na maneira de aprender, ou em sua religião, ou em sua necessidade educacional especial intelectual ou física.Assim convidamos todos a refletir conosco este tema tão atual e importante que a o respeito ao outro e suas diferenças e singularidades.

Introdução
    Este artigo remete bibliograficamente à possibilidade de reflexão a respeito da inclusão nas escolas, pois se percebe a dificuldade em que os educadores encontram para adaptar suas salas de aula, pois ainda são criadas e mantidas para alunosidealizados e homogêneos, sem levar em conta a diversidade encontrada na sociedade, e, portanto, na escola. Essa é uma perspectiva que torna possível a tarefa de educar para o respeito a todos os sujeitos sem distinção de qualquer tipo.
    Fatos observados e contatados durante os estágios acadêmicos e em anos de prática em instituições de ensino, acumulando experiências e desenvolvendo a idéia de quepara haver inclusão é necessário criar o respeito pelas diferenças, criando uma visão de valorização as singularidades, individualizando sem excluir.
Educar para diversidade
    Presenciar a indiferença, a discriminação, o preconceito, a injustiça, os rótulos é quase que comum nas escolas públicas em relação a alunos que não seguem o padrão idealizado pela escola tradicional, causam indignação,pois a escola é um lugar privilegiado para ensinar as crianças desde cedo, com carinho e respeito pelo outro.
    As crianças sempre entram nesse cenário que é a escola. Lugar primeiramente que receberia a todos com respeito, afeto, solidariedade. Isso contribuiria muito para que crescessem aprendendo a lidar com as diferenças com sensibilidade.
    É durante os seus anos de formação que ascrianças adquirem o entendimento das diferenças, o respeito e o apoio mútuos em ambientes educacionais que celebram a diversidade humana. Pois segundo Senra [et al], 2008, p.19,
    A escola regular, enquanto um ambiente plural e segundo a Constituição Federal, deve retratar a sociedade como ela é. Nesse sentido, deve reconhecer que cada indivíduo tem necessidades particulares. Mesmo que a escolaseja eminentemente o lugar do coletivo, é fundamental que haja uma reflexão sobre a escola que queremos, onde a educação seja pensada a partir de cada um, visando ao pleno desenvolvimento de todos.
    A exclusão escolar acontece, ironicamente, desde que a escola se tornou democrática. Ela recebeu alunos de vários novos grupos sociais sem se preparar para isso e com a mesma estrutura física,...
tracking img