Diversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 1
Passo 1(individual)
Introdução
Não nascemos prontos para a vida. Precisamos de cuidados, ensinamentos e orientações para nos tornarmos humanos, e é através do convívio com outras pessoas e culturas que formamos nossa personalidade, nossos planos de vida e nossos sentimentos e desejos. Toda cultura cria modos de viver coletivamente, de organizar-se politicamente e relacionar-secom o meio em que vive. Todos os povos desenvolvem linguagens, aptidões artísticas e religiosas, valores morais, vestuários e etc. A pluralidade cultural é um acúmulo de experiências humanas e que é patrimônio de todos, pois enriquece nossas vidas e nos ensina diferentes maneiras de conviver socialmente e criar o nosso futuro.
DIREITOS HUMANOS E PLURALIDADE CULTURAL
* DIREITOS HUMANOSDeclaração Universal dos Direitos Humanos aprovada pela ONU no dia 10 de dezembro de 1948, depois da segunda guerra mundial, o texto do documento foi escrito pelo Canadense John Peters Humphrey.O objetivo maior desta educação na escola é fundamentar o espaço escolar como uma verdadeira esfera publica democrática.Nenhum outro tema desperta tanta polêmica em relação ao seu significado, ao seureconhecimento, como o de direitos humanos. É relativamente fácil entendermos e lutarmos por questões que dizem respeito à cidadania, à ampliação da cidadania.
* PLURALIDADE CULTURAL
É a existência de várias culturas. O Brasil é um País rico em diversidade étnica e cultural, plural em sua identidade: é índio, afrodescendente, é urbano, sertanejo, caipira. Contudo, ao longo de nossa história tem existidopreconceitos e relações de discriminação e exclusão social que impedem muitos brasileiros de ter uma vivencia plena de sua cidadania. Quando se fala de preconceito e descriminação, o professor deve estar preparado e a escola tem um papel crucial a desempenhar nesse processo, sendo que:
* É o espaço em que pode se dar à convivência entre crianças de origens e níveis socioeconômicos e culturasdiferentes, com costumes e dogmas religiosos também diferentes, com visões do mundo diversas daquelas que compartilha em família.
* A escola apresenta à criança conhecimentos sistematizados sobre o país e o mundo.
* Reconhecer e valorizar a diversidade humana, partindo de um processo de conhecimento e respeito de nossas identidades culturais.
* Resgatar e promover atitudes individuaise coletivas contra o preconceito e a favor do respeito às diferenças.
A escola exerce um papel crucial na vida do homem, agindo como formadora de valores e, com isso, tendo a capacidade e a responsabilidade de mudar sua mentalidade e superar os preconceitos. Para isso, é fundamental que o professor, crie na sala de aula um ambiente de dialogo cultural.


Passo 2 (equipe)
Discutir, a partir dapesquisa realizada, as várias formas de abordar as diferenças culturais, apontando também a importância de ações efetivas que contribuam para a sua realização e preservação.

Passo 3 (equipe)
Síntese 1:
Uma das características mais importantes de nossas vidas é que estamos sempre a falar sobre direitos. Mais analisemos como isso ocorre quando nos deparamos com os diferentes grupos que compõemnosso país. As regiões brasileiras têm características culturais bastante diversas e a convivência entre grupos diferentes na sociedade é marcada pelo preconceito e pela discriminação. A escola tem um papel fundamental por ser a mediadora de questões como essa. O grande desafio da escola é reconhecer a diversidade como parte inseparável da identidade nacional e fazer conhecer a riqueza dessadiversidade. Com isso a escola deve zelar pela preservação dos direitos humanos, buscando formas e evitar atitudes como a discriminação que viola esses direitos que nos são assegurados por lei. Por ser um espaço em que há convivência de pessoas de diferentes tipos de culturas com costumes e religiões diversas, o ambiente torna-se fácil para haver o preconceito e a discriminação, porém a luta deve...
tracking img