Diversidade na infancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO UNIRG
FACULDADE UNIRG
CURSO DE PSICOLOGIA






ENSINANDO A DIVERSIDADE


















Gurupi – TO
Março 2013









ENSINANDO A DIVERSIDADE




Projeto apresentado para obtenção de nota parcial do Estagio Básico I do 4° período de Psicologia
Orientador: ProfGURUPI – TO
Março 2013

1. INTRODUÇÃO
A creche Espírita Maria Madalena fundada no ano de 1975, com 39 anos de existência, atende 276 crianças em período integral com educação, são dadas três refeições, além de atendimentos médico, odontológicos, entre outros. Trabalha com parceria com os governos federal, estadual, municipal, iniciativa privadapara a realização das atividades. Ela atende famílias de pais que trabalham e não tem lugar para colocar os seus filhos. A creche é uma instituição que tem por objetivo não só os cuidados com a criança, no desenvolvimento e na educação.
Em visita a creche foi observada a sala do maternal II, a sala é ampla com figuras coladas na parede, contém armários, mesa, TV, ventiladores,ar-condicionado, brinquedos, colchões. Os alunos são de 2 a 4 anos, no total de 19 sujeitos, sendo estes 5 do sexo feminino é 14 do sexo masculino. Mediante a observação crianças não estão sabendo lidar com as questões da diversidade. E a estes deveria ser ensinado as questões da diversidade.
“...enfrentamos o desafio de ter que inverter o olhar e compreender, como dizLarrosa, Lara, ‘a imagem do outro não como a imagem que olhamos, mas como a imagem que nos interpela’ (op.cit.p.8). É neste sentido, que a cultura e a alteridade revelam muitas linguagens presentes no social, mas que se fazem
invisíveis aos olhos e ouvidos, dado que nossa percepção encontra-se cativa de nosso pensar por princípios e valores de nossa cultura, tidospor nós comouniversais, verdadeiros, legítimos e únicos” (Gusmão, 1999: 42).






Pensar na diversidade em qualquer momento da vida, mas principalmente na infância fase crucial para o desenvolvimento humano e considerar o diálogo como principal mecanismo de atuação tendo também em vista materiais para auxilio para esclarecimento das diferenças , um diálogo que vai além do verbo, darelação entre palavras, mas da observação da criança a sua postura nos diversos momentos de interação com outras crianças , os questionamentos que traz para a escola, o que gosta de fazer e o que não gosta. Enfim, abrir-se ao conhecimento do outro, para dessa forma, contribuir com o seu conhecimento.







2 JUSTIFICATIVA


A diversidade é muito mais do que o conjunto dasdiferenças. Ao entrarmos nesse campo, estamos lidando com a construção histórica, social e cultural das diferenças. Portanto, ao falarmos sobre a diversidade não podemos desconsiderar a construção das identidades, o contexto das desigualdades e das lutas sociais.
Dado todos esses fatores este projeto de pesquisa se justificará pela necessidade dos educadores e educadoras ao ensinar ouaplicar o ensino sobre a diversidade aos alunos. Entendendo a educação como um direito social e o respeito a diversidade no interior de um campo. Acrescentando então matérias que desenvolvam as questões da diversidade.
A diversidade está presente em nossa realidade, possuindo dessa forma a necessidade de ensinamos as criança da creche sobre a importância da diversidade.3. OBJETIVOS






1. OBJETIVO GERAL:


- Construir a Ideia de diversidade


2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


Verificar se existe dentro do planejamento do professor temáticas que envolvam diversidade.


Propor materiais ou ideias que inclua a diversidade no planejamento do professor....
tracking img