Diversidade humana no contexto escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Educação Escolar e Cultura(s) Construindo Caminhos

Em meus trabalhos docentes ao longo do tempo, tenho percebido as dificuldades dos professores, em relação à inclusão social, em como lidar comcrianças tão diferentes. Os desafios encontrados em sala de aula, invadida por diferentes grupos sociais, propondo-se a transcender o pluralismo benigno de visões correntes do multiculturalismo, assimsendo podemos considerar que as práticas curriculares das escolas estejam presentes nos cursos de formação de professores, considerando as especificidades e a complexidade do panorama social ecultural, desde o início do século sugerindo-se assim que num país como o Brasil, é preciso voltar-se para as diferenças entre os indivíduos, assim sendo construir o currículo com base nessa tensão não étarefa fácil, é preciso estimular os professores a construírem e desenvolverem novos currículos de forma autônoma, coletiva e criativa caso contrário as conseqüências podem ser a degradação da educaçãooferecida a todos os estudantes.

Centralidade da Cultura
A importância da cultura no mundo contemporâneo tem sido reconhecida por todos os segmentos, no campo da educação, Michael Apple (1999), éum dos mais renomados autores associados ao Marxismo culturalista. O marxismo culturalista traz a tona os equívocos envolvidos na visão, da cultura como reflexo da infra- estrutura, assim a cultura nãopode ser entendida como variável sem importância, secundária ou dependente em relação ao que faz o mundo se mover.É preciso realçar o lugar central, ocupado pela cultura no processo de formação,deidentidades sociais. O autor esclarece o posicionamento, a favor da centralidade da cultura e que toda prática social, tem dimensão cultural.

Escola e Cultura(s)
O problema das relações entre escolae cultura, está ligado ao processo educativo, pois a educação e cultura são sinônimas, por isso devem caminhar juntas. A escola como uma instituição, criada para desenvolver uma função social,e...
tracking img