Barroco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como chegou ao Brasil
- No Brasil, as diversas manifestações culturais e artísticas surgiram a partir do século XVII, sob influência do barroco ibérico, cujo objetivo era o de demonstrar a força do Estado e da Igreja Católica.
- O Barroco português principal fonte da explosão construtiva que ocorreu no Brasil, foi alimentado por dois fatos: a descoberta do ouro brasileiro, em 1681, e oterremoto que destruiu Lisboa, em 1755, tornando imperiosa a reconstrução da cidade. O principal arquiteto ativo em Portugal na época foi o alemão J. F. Ludwig (Ludovice), autor da palácio-mosteiro de Mafra e da Biblioteca da Universidade de Coimbra. Outros nomes salientes são os de Mateus Vicente de Oliveira, que projetou o palácio de Queluz; José da Costa e Silva, autor do Teatro de São Carlos; e Manuelde Maia, muito envolvido na reconstrução de Lisboa.
- O projeto das igrejas jesuíticas no Brasil deve-se ao irmão Francisco Dias, que trabalhou em Lisboa como mestre de obras com o arquiteto régio Afonso Álvares, reconhecido pela Companhia.
- É no interior da Igreja do Colégio de Jesuítas na Bahia que se vê a evolução do barroco no Brasil, com modelos mais próximos as formas renascentistas atéformas que apresentam a complexidade do barroco. Já no seu exterior a única manifestação está nas volutas (forma em espiral) planas no frontão (forma triangular acima da construção).
- Ao observar as igrejas do século XVII percebem-se edifícios de arquitetura maneirista (estilização exagerada, capricho nos detalhes)
- No primeiro momento a arquitetura e outras manifestações barrocas serestringiram ao litoral, já que ai começaram os aldeamentos jesuíticos, onde ocorriam festas, cerimonias religiosas. Era dividida em: igreja, colégio, residência e oficinas.
- No interior de várias capelas em São Paulo têm-se as formas mais antigas de barroco no Brasil, como: São Miguel Paulista, Carapicuíba, Voturuna, Embu.
- Muitos acontecimentos contribuíram para que o barroco desse certo no Brasil,um deles foi o fato da Companhia de Jesus começar a agir exatamente em fins do Renascimento, quando as primeiras manifestações do barroco já se faziam sentir.
- Atribuir somente aos jesuítas da Companhia de Jesus a chegada do barroco no Brasil é uma afirmação incerta, já que independentemente da existência ou não da Companhia de Jesus – o caminho que efetivamente percorreu, aconteceria em algummomento, devido à circunstancias já citadas.
Barroco no Nordeste do Brasil
- A partir da segunda metade do século XVII, as cidades mais ricas do Nordeste começaram a ganhar uma arquitetura diferente, com formas mais elegantes, bem decoradas e ricas; mas somente no século XVIII houve total predomínio do Barroco.
- E exatamente nesse período, entre a metade do século XVI até o século XVIII,Salvador era a capital do Brasil (situada num ponto estratégico, pois tinha relação com a economia açucareira), e, além disso, era o centro econômico da região mais rica do Brasil.
- De Salvador saiam todas as riquezas da colônia para Portugal, e para lá vinham comerciantes portugueses, que traziam consigo hábitos da metrópole, artistas e produtos portugueses. Daí, a influência barroca na região.
- Epor isso, encontram-se igrejas riquíssimas na região nordestina, como a Igreja de São Francisco de Assis, na capital baiana, que encanta principalmente quando se trata do seu interior, todo revestido de talha dourada, considerada “a igreja mais rica do Brasil”. Porém, a fachada externa não é menos bela, também encanta aos olhos, já que é esculpida em pedra.

Interior da Igreja de São Franciscoem Salvador, Bahia.

Fachada externa da Igreja de São Francisco de Assis, Salvador.
- O intenso dourado do interior desta igreja, que recobre os ornamentos dos altares e as paredes se completa com os painéis que decoram o teto da nave central desta.
- A maioria das igrejas franciscanas tem três naves, com exceção da Igreja de Salvador, as naves laterais são mais baixas que a central, e nelas...
tracking img