Diversidade, desigualdade e etnocentrismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Diversidade

Diversidade remete à variedade e convivência de ideias, características, etc., em determinado assunto. A diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, diferentes ângulos devisão, variedade, entre outros, e também pode ser encontrada em contrários ou ainda, na tolerância mútua.
A diversidade cultural, por exemplo, é a convivência entre culturas diferentes. A existência devárias culturas é considerada algo importante para a humanidade por contribuir para o conhecimento e cada cultura, tem o direito de ser respeitada pelas outras.
Como outros exemplos de diversidadepodemos citar: diversidade sexual, diversidade biológica e ecológica.

Desigualdade

A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais presentes na maior parte dos países hoje em dia. A pobrezaexiste em qualquer país, pobre ou rico, porém a desigualdade social é algo que ocorre principalmente em países não desenvolvidos.
O conceito de desigualdade social compreende diversos tipos,desigualdade de oportunidade, de escolaridade, de renda, de gênero, etc. A desigualdade econômica é a mais conhecida e é chamada erroneamente de desigualdade social, pela má distribuição de renda causandopobreza. O Brasil é um dos países mais desiguais. De acordo com a ONU, em 2005 o Brasil estava em 8º no ranking de países com mais desigualdade. O índice Gini, que mede a desigualdade econômica, divulgouque o índice do Brasil caiu de 0,58 para 0,52 (quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade), mas mesmo abaixando, esse índice ainda é alarmante.

Etnocentrismo

Etnocentrismo é uma visão ondeo nosso próprio grupo é o centro de tudo e os outros grupos são pensados através dos nossos valores, nossos modelos e nossas definições do que é a existência. Pode ser visto como a dificuldade depensarmos a diversidade, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc.
O etnocentrismo nasce na percepção das diferenças um mal-entendido sociológico. As diferenças ameaçam pois ferem nossa...
tracking img