Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
SERVIÇO SOCIAL

ANTROPOLOGIA

A importância do saber Antropológico para o Serviço Social, diante dos conceitos de diversidade, etnocentrismo, alteridade, e relativização, particularmente na questão da pobreza e da favelização.

Arapiraca
2009

ANTROPOLOGIA
A importância do saber antropológico para o Serviço Social, diante dos conceitos dediversidade, etnocentrismo, alteridade, e relativização, particularmente na questão da pobreza e da favelização.

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Antropologia.

Orientador:

Arapiraca
2009
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO 4
A importancia da antropologia para o Serviço Social 5Etnocentrismo 6
Relativização 7
Alteridade ...... 8
Diversidade 8
A questão da pobreza e da favelização 9

CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 13

Introdução
Busca-se nesse trabalho diferenciar os vários conceitos em relação às desigualdades sociais, ver como os demais grupos sociais encaram a pobreza e a favelização, relacionar a Antropologia com a Ciência do Serviço Social e suaimportância para a coletividade.
Identificar as características dos problemas sociais enfatizando a pobreza e a favelização dentro do etnocentrismo, relativização, alteridade e adversidade, podendo perceber as várias formas de idéias dentro dessas ciências, sabendo a melhor forma de analisar esses problemas sem causar desigualdade, aprender a respeitar as diferenças e saber até onde a igualdade não setorna preconceito.

A importância do saber Antropológico para o Serviço Social, diante dos conceitos de diversidade, etnocentrismo, alteridade, e relativização, particularmente na questão da pobreza e da favelização.

Conceito
Antropologia é a ciência que se preocupa em estudar o homem e a humanidade de maneira geral, abrangendo todas as suas áreas. Essa ciência estuda o homem de forma biológicasocial e cultural.
A antropologia social conhecida como antropologia cultural dedica-se em primeiro lugar ao desenvolvimento das sociedades humanas no mundo. Estuda os comportamentos dos grupos humanos, as origens da religião, os costumes e convenções sociais, o desenvolvimento técnico e os relacionamentos familiares.
Desde de muito tempo atrás, houve grandes tentativas para explicar osdiferentes comportamentos entre os seres humanos, de acordo com o ambiente. Depois de muitos estudos o homem descobriu que um dos fatores mais importantes para explicar os diferentes comportamentos do ser humano é a cultura, homens e mulheres agem de forma diferente, pois, foram criados de forma diferente, para agirem diferente, e se adequarem ao mundo de uma forma diferenciada, tornando o comportamentode um homem e de uma mulher distintos.
Durante os estudos, percebe-se que essas diferenças e limitações impostas não são fatores biológicos e sim ambientais, onde se vive e como se vive, de que forma a sociedade de divide. No entanto a cultura que se relaciona com a sociedade, se desenvolveu através da comunicação oral, e tudo que o ser humano produz ele aprendeu com outro ser, dentro de umparâmetro cultural.
A cultura desenvolveu-se a partir da biologia, por isso que é compreendida como característica da espécie, a cultura faz parte da estrutura da humanidade, a partir da cultura a vida é definida, existindo uma utilidade, é através da cultura que o homem vê o mundo e faz sua interferência no dia-dia.
Nenhum ser humano conhece totalmente o seu mundo e sua cultura, mais para queeste opere dentro do seu mundo ele deve ter um conhecimento básico, para trabalhar dentro deste, deve ter um conhecimento mínimo, e deve compartilhar com os demais componentes da sua sociedade para que a convivência seja melhorada a cada dia.
A cultura é uma forma de estrutura, que orienta todo sistema e que tem uma lógica própria. A sociedade só pode ser analisada a partir do...
tracking img