Diversidade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA
BIÊNIO 2011/02



DOCENTE: MARCOS GUIMARÃES
DISCENTE: ANGELA ZENIR DO CARMO

TRABALHO DE CULTURA E DIVERSIDADE CULTURAL


1-IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS ASPECTOS CULTURAIS DAS CINCO REGIÕES DO BRASIL (NORTE,NORDESTE,CENTRO-OESTE, SUDESTE E SUL).

Região Norte

Região de povo alegre, receptivo, com folclore próprio, população miscigenada(índios, imigrantes, cearenses, gaúchos, paranaenses, nordestinos, africanos, europeus e asiáticos), isso contribuiu, em muito para a diversidade cultural dessa região. Tem grandes eventos culturais tais como: o Festival Folclórico de Parintins, o Círio de Nazaré, emBelém/PA, o Çairé, em Santarém/PA, Boi Bumba, Carimbó, Congo ou Congada, Cavalhada, Folia de Reis, Festa do Divino, além das danças típicas, Marujada, Carimó e Cirandas, como Samba lelê e outros.Sua culinária se baseia na mandioca, peixes carne de sol, tacacá(sopa), tucupi(caldo quente).Tem uma variedades de frutas típicas como: cupuaçú, bacuri, açaí, graviola, tucumã.
É rico culturalmente pois naregião estão alguns dos teatros mais belos do Brasil, que são:Teatro Amazonas, localizado emManaus e Teatro da Paz, localizado em Belém. Uma mistura da arte barroca, rococó, e outras artes além de ser o principal símbolo do áureo da borracha, na época em que Manaus e Belém eram as localidades mais ricas do Brasil.

Região Nordeste
A região nordeste tem uma cultura bastante diversificada vez queteve influencia de índigenas, africanos e europeus. Os costumes e tradições muitas vezes variam de estado para estado.E uma região rica culturalmente, vez que tem muitas manifestações folclóricas e populares, tais como: carnaval, bumba meu boi(festejo) , capoeira(luta/dança), reisado(dança), côco(dança), frevo(dança), terno de zabumba( conjunto musical), maracatú(cortejo), quilombo(folguedo),marujada(bailado popular), candomblé( culto africano)e suas festas, literatura de cordel, artesanato, e a culinária nordestina, que é bem diversificada, com temperos fortes e comidas apimentadas.

Região Centro-Oeste

A cultura do Centro-Oeste brasileiro é bem diversificada, recebendo contribuições principalmente dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos e bolivianos. As manifestaçõesculturais típicas da região: o cururu(MT/MS), a cavalhada(Goiás), e a Procissão do Fogareiro. Tem uma culinária totalmente diversificada, tais como: arroz com pequi, galinhada com pequi e guariroba, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, Maria Isabel, pamonha, curau, mojica de pintado, pirão, peixe frito, farofa de banana, e , ainda, diversos frutos do cerrado, como: guavira, jatobá,bocaiúva,etc.
Seu folclore é diverso, encontramos a festa de são Benedito, o siriri, o cururu, o rasqueado, a guarânia, e outros.
Seu artesanato é belíssmo e encanta a todos: viola de cocho, redes bordadas, bonecas de pano, artesantos de madeira e de cerâmica.
Região Sudeste

Os principais elementos da cultura regional são: festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, congada,cavalhadas, bumba meu boi, carnaval, peão de boiadeiro, dança de velhos, batuque, samba de lenço, festa de Iemanjá, folia de reis, caiapó.
A culinária do Sudeste é bem diversificada e apresenta forte influência do índio, do escravo e dos diversos imigrantes europeus e asiáticos. Entre os pratos típicos se destacam a moqueca capixaba, pão de queijo, feijão tropeiro, carne de porco, feijoada, aipim frito,bolinho de bacalhau, picadinho, virado à paulista, cuscuz paulista, farofa, pizza e feijoada, etc.

Região Sul
Povo alegre e rico em tradições. Grande parte de seus aspectos culturais são oriundos dos imigrantes alemães. Tem como costume o uso do lenço, da bombacha e do chimarrão.Suas danças são de origem portuguesas, mas também existe a...
tracking img