Biografia de karl mannheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia de Karl Mannheim

Karl Mannheim, nascido em 27 de Março de 1893 na cidade de Budapeste, e faleceu no dia 9 de Janeiro de 1947 na cidade de Londres , foi um sociólogo judeu nascido naHungria.
Iniciou seus estudos de filosofia e sociologia em Budapeste participando de um grupo de estudos coordenado por Georg Lukács.
Estudou também em Berlim, Paris.
Em Heidelberg, onde Mannheim foialuno do sociólogo Alfred Weber, irmão de Max Weber, tornou-se privatdozent a partir de 1920.
O marxismo exerceu inicialmente uma forte influência sobre o pensamento de Mannheim, mas acabouabandonando-o, em parte por não acreditar que fossem necessários meios revolucionários para atingir uma sociedade melhor.
A partir de 1934, foi professor extraordinário de sociologia em Frankfurt, Em 1935com a ascensão do nazismo Mannheim deixou a Alemanha para tornar-se professor da London School of Economics. O reconhecimento internacional deste autor derivou do seu trabalho na área da sociologia doconhecimento.
Seu pensamento assemelha-se em certos aspectos aos de Hegel e Comte: acreditava que, no futuro, o homem iria superar o domínio que os processos históricos exercem sobre ele.

Obras deMannheim
Seu primeiro livro, Ideologie und Utopia (Ideologia e utopia), de 1929, é também considerado seu mais importante escrito. Nesta obra ele faz uma abordagem inovadora da relação entre oconhecimento e a realidade, afirmando que é esta relação que determina o conteúdo das ideias.
Obras
1. Die Strukturanalyse der Erkenntnistheorie ("A análise estrutural da teoria do conhecimento").Berlim, 1922.
2. Ideologie und Utopie. ("Ideologia e Utopia"). Bonn, 1929 (edições posteriores em Frankfurt am Main).
3. Die Gegenwartsaufgaben der Soziologie. ("As funções atuais da sociologia").Tübingen, 1932.
4. Mensch und Gesellschaft im Zeitalter des Umbaus ("Homem e Sociedade na Era da Reconstrução"). Leiden, 1935.
5. Diagnosis of our Time ("Diagnóstico de nosso tempo")...
tracking img