Diversidade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Não é de hoje que a educação é vista como uma poderosa arma para conquistar a igualdade de direitos entre mulheres e homens na sociedade.
Até hoje, a igualdade de meninos e meninas, naescola, e de mulheres e homens, na sociedade, não é algo já resolvido e conquistado.
Transformações profundas precisam acontecer na escola para que ela seja mais um lugar onde as meninas e meninospossam desenvolver ao máximo seus potenciais pessoais.
Não podemos esquecer que a escola faz parte da sociedade em que vivemos. E, portanto, na escola existem todos os preconceitos e adiscriminação presentes nos outros lugares da sociedade.
Muitas vezes, as meninas e os meninos não se misturam no pátio para brincarem. Meninos e meninas acabam ocupando de maneira diferente osespaços do pátio e da sala de aula. As brincadeiras dos grupos de meninas são diferentes das dos grupos de meninos.
Embora o futebol feminino seja já algo bastante difundido no Brasil, na hora dorecreio ainda são os meninos os que ficam com a bola e a quadra. E se algum menino deixar o seu grupo para brincar com as meninas pode ser chamado de "mulherzinha".
Nesta proposta de escola, astarefas e brincadeiras promoveriam imagens de homens e mulheres diferentes daquelas já conhecidas que tanto vemos nas novelas e nas revistas, O resultado efetivo disso poderia ser a eliminação dadiscriminação contra as mulheres e de desigualdades entre as mulheres e os homens.
As professoras e os professores são profissionais muito importantes para criar essa educação e essasociedade em que mulheres e homens têm os mesmos direitos.

Evitar fazer "fila de meninas" e "fila de meninos" e outras divisões por sexo nas atividades;
Estimular as meninas, quando brincarem nopátio da escola e na educação física, para que tenham atividades movimentadas como os meninos geralmente têm;
Discutir e eliminar piadas racistas e com preconceitos contra mulheres e hom
tracking img