Disturbios do sono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Repercussões cardiovasculares decorrente da Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS)

Resumo
A apnéia obstrutiva do sono é uma condição crônica caracterizada pelo colapso repetitivo das viasaéreas superiores, causando hipóxia intermitente, despertares recorrentes e fragmentação do sono. Como conseqüência, pode ocorrer aumento da atividade simpática, inflamação sistêmica, estresse oxidativoe disfunção endotelial, mecanismos implicados em complicações cardiovasculares e distúrbios metabólicos.
Evidências recentes sugerem que a apnéia obstrutiva do sono está independentemente associadaao aumento da mortalidade por doenças cardiovasculares, incluindo infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. Uma vez que essas doenças estão intimamente ligadas à progressão da aterosclerose,essa observação sugere que a apnéia obstrutiva do sono possa contribuir para a progressão da aterosclerose.

INTRODUÇÃO

AOS é um fator de risco para várias condições cardiovasculares comohipertensão arterial1,2, insuficiência cardíaca congestiva3, acidente vascular cerebral4, doença arterial coronariana5, síndrome metabólica6 e arritmias cardíacas7. Recentemente, a AOS foi associada aoaumento na mortalidade cardiovascular8-10 em pacientes com a forma grave da doença sem tratamento. Além disso, tratamento adequado com CPAP (Continuos Positive Airway Pressure) pode melhorar a sobrevida8.Dessa forma, torna-se essencial o conhecimento das principais repercussões cardiovasculares dos distúrbios respiratórios do sono durante uma avaliação clínica.

Outro achado interessante é o aumentosignificativo do diâmetro do átrio esquerdo nos indivíduos AOS, em comparação com os não AOS. Os mecanismos envolvidos na ampliação do átrio esquerdo permanecem sob investigação. Oliveira e cols.37relataram um prejuízo na função ventricular esquerda diastólica em indivíduos com AOS não hipertensos. O aumento na pressão de enchimento ventricular esquerdo poderia dificultar o esvaziamento...
tracking img