Equilibrio quimico homogeneo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
No caso de todos os produtos e reagentes que participam no equilíbrio são substâncias homogéneas, chama-se o equilíbrio também homogéneo. Quer dizer que cadasubstância tem uma certa concentração (no caso de soluções) ou pressão (no caso de gases).

O seguinte equilíbrio é heterogéneo: CaCO3(s) CO2(g) + CaO(s)

Imagine umrecipiente fechado com uma quantidade de carbonato de cálcio o que se aquece bastante até decompor, formando o gás dióxido de carbono e cal viva. Dentro do recipiente,o gás não pode escapar, fica em contacto com a cal viva. Estes produtos reagem numa reacção inversa, formando carbonato de Cálcio. No recipiente há um equilíbrioquímico entre dois sólidos (no fundo) e um gás (espalhado homogeneamente no recipiente). A única substância com uma concentração / pressão é o dióxido de carbono. Ossólidos não têm, e na equação da constante do equilíbrio preenche-se - de modo geral - o valor 1 para substâncias heterogéneas.

Exercício 15
Explique a seguinteexpressão matemática com a informação em cima:

Outro exemplo é a dissociação dum sal insolúvel em água. A palavra 'insolúvel' é de facto não muito exacta, porquesempre haverá alguns iões que escapam da rede iónica quando entram em água. Os produtos (= os iões) reagem formando o sal(s).

O equilíbrio é o seguinte:
CaCO3(s)Ca2+(aq) +CO32-(aq)

Dos quatro componentes desta mistura, um é o solvente e três participam nas reacções químicas.

Exercício 16
Dos três componentes queparticipam nas reacções químicas, quais são heterogéneos e quais homogéneos?

Somente os iões têm uma concentração para preencher na constante do equilíbrio:
tracking img