Disturbios do sono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 87 (21514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO....................................................................................................5

2. O SONO: DEFINIÇÃO, FUNÇÕES E ESTÁGIOS
2.1 Definições do sono............................................................................................6
2.2 Funções dosono...............................................................................................7
2.3 Hormônios secretados em momentos específicos do sono..............................8
2.4 As fases do sono ..............................................................................................9
2.5 Classificação das fases do sono.....................................................................10
2.6 Ilustração das fases dosono................................................ .........................10


3 DISTÚRBIOS DO SONO...................................................................................12
3.1 Alguns dos distúrbios do sono.........................................................................13


4 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................21


5REFERÊNCIAS.................................................................................................23














INTRODUÇÃO


Acordados até altas horas, milhões de pessoas tem um sonho: conseguir uma boa noite de sono. É um sonho comum pelo mundo todo. Pessoas que não dormem bem acordam de mau humor passam o dia meio desligadas e demonstram no cotidiano um elevado grau de irritação sem motivo.A Neurofisiologia, Psicologia e Psiquiatria dentre outras áreas ligadas à saúde, indispensavelmente baseiam-se num conhecimento básico, ou seja, à anatomia do cérebro humano, especificamente o Sistema nervoso central (SNC). Este é um aparelho extremamente complexo e objeto de estudo de cientistas de diferentes áreas do saber. Sinteticamente pode-se assinalar que se trata de uma grande rede decomunicações, cujas células nervosas podem desempenhar uma série de atividades, tais como: selecionar, integrar e armazenar informações. Uma das questões que nos preocupa e que está ligado diretamente ao SNC diz respeito ao sono. Nesse sentido, tem se o intuito de discorrer sobre o sono e seus distúrbios, visto que se trata de um assunto de interesse de toda a comunidade, não apenas da comunidadecientífica, pois o sono é uma necessidade primordial de todo ser humano.
Um estudo conduzido pela Universidade de Lübeck na Alemanha ilumina seu papel decisivo na formação da memória. Segundo os autores do estudo, o córtex pré-frontal do cérebro seleciona as memórias mais relevantes enquanto estamos acordados, e outra região, o hipocampo, as consolida durante o sono.
Muitas pessoas não têm um sonosaudável o suficiente para que no dia seguinte acordem com disposição para enfrentar os afazeres diários. Tanto os adultos como as crianças que não dormem bem passam os dias sonolentos e cansados, tem dificuldades de aprendizagem, podem ser agressivos e ter dificuldades nos relacionamentos. Estes sintomas ocasionam freqüentemente conflitos de ordem familiar e social, quando não acidentes graves.Os distúrbios do sono se apresentam desde o nascimento até o final da vida com repercussões variáveis, porém sempre em detrimento da saúde e, em conseqüência, do bem estar. Sendo assim quais as conseqüências de várias noites mal dormidas? Estamos dormindo cada vez menos e isto contribui para a ocorrência de males como diabetes, depressão e obesidade.
.A partir do desenvolvimento industrialaté os dias de hoje, pesquisadores concluíram que as horas de sono apresentam gradativamente uma diminuição significativa. Isso traz uma série de problemas físicos, biológicos e psicológicos, pois surgem muitas enfermidades, sobretudo cardiocirculatórias que representam problemas graves de saúde pública. As pessoas necessitam de quantidades de sono que variam conforme a idade e a condição física....
tracking img