Disturbios do sono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2.1 O que é o sono

2.1.1Por que dormimos?

As teorias da razão pela qual dormem as pessoas caem em duas categorias: teoria restauradora e teoria circadianas.

● Teorias Restauradoras: propõem que o sono promova processos fisiológicos que deixem as pessoas mais novas a cada noite.

● Teorias Circadianas: propõem que o sono é um aspecto dos ritmos circadianos ajustado por mecanismosneurais que são um produto da evolução.


2.1.2 O ciclo sono-vigília

O sono é uma variação da consciência que todos conhecem. Mesmo sendo um estado familiar para a consciência, o sono é na maioria das vezes mal entendido. Muitas pessoas o consideram como um estado de inatividade física e também mental, onde o cérebro se desliga. Mas na verdade, durante o sono nós passamos por vários estágios deconsciência e experimentamos diversas atividades físicas e mentais.
Os avanços sobre o nosso entendimento a respeito do sono tem sido o trabalho de vários pesquisadores. Este trabalho é feito nos laboratórios de sono, em que os participantes voluntários passam a noite.





2.1.3 Os ciclos através dos estágios do sono

Estágio 1-4- O princípio do sono é gradual, não existe ponto detransição óbvio entre o estado de alerta e o sono. Quando no começo o sono acaba sendo relativamente leve e facilmente se pode acordar.
O 1º estágio é um estado de transição rápida que na maioria das vezes leva apenas alguns minutos(1-7). A respiração e a batida cardíaca vão diminuir, porque a tensão muscular e a temperatura declinam.
Na medida que nós atravessamos os estágios 2,3 e 4 do ciclo do sono, anossa respiração, batida cardíaca, tensão muscular e também a temperatura corporal vão continuar a declinar. No estágio 2, rápidas explosões de ondas cerebrais de mais alta freqüência, que se chamam fusos do sono, aparecem num fundo de atividade EEG mista.


2.1.4 A fase REM do sono

A fase REM é a quista fase do sono, nesta fase ocorrem movimentações oculares rápidas.
Descobriram esta fasedo sono acidentalmente em 1950 por Nathaniel Kleitman. Este é um estágio de sono marcado também por respiração e pulsos irregulares. Logo após a descoberta da fase REM os cientistas descobriram que essa é a fase do sono aonde ocorre a maioria dos sonhos.


2.1.5 Tendências da idade

O ciclo de sono sofre alterações devido a idade. Crianças apresentam diferentes padrões, recém-nascidos dormemde 6 à 8 vezes em um período de 24 horas.
Na idade adulta, mudanças graduais relativas em relação a idade continuam acontecendo. O sono fica mais leve assim fazendo com que a freqüência de vezes em que se acorda a noite aumente (comum em idosos).

2.1.6 Variações culturais

O cochilo muda de acordo com a cultura. Na Indonésia, as pessoas dependem muito dos cochilos durante o dia, porque suasrotinas durante a noite limitam o sono noturno. Em várias sociedades, as lojas se fecham e as atividades são interrompidas á tarde para que as pessoas desfrutem da sexta.

2.2 Sono Inadequado


2.2.1 Privação do sono

A privação do sono pode ser um problema social importante, acabando com a eficiência no trabalho e contribuindo com vários acidentes.


2.2.2 Privação completa

Aprivação do sono está ligada a diversos efeitos negativos, incluindo o cansaço, a falta de concentração, a motivação reduzida, a irritabilidade e os lapsos na atenção.


2.2.3 Privação parcial

É a restrição do sono, quando as pessoas conseguem passar com menos horas de sono do que o normal por um determinado período de tempo. A privação parcial ocorre com muita freqüência no dia-a-dia do que aprivação completa de sono. A privação do sono tem um impacto irregular sobre a performance que depende do montante de sono perdido e da natureza da tarefa que se tem em mãos. Os efeitos negativos são maiores quando o indivíduo tem longas tarefas,difíceis e não interessantes ou quando tem que diminuir suas horas de sono a 5 ou menos horas, onde aumenta o nível de sonolência.

3 Distúrbios do...
tracking img