Distubios alimentares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DISTÚRBIOS ALIMENTARES

DISTÚRBIOS ALIMENTARES SÃO "DESVIOS" NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR QUE PODEM RESULTAR EM DOENÇA.
"DESVIOS LEVES" DO PADRÃO "NORMAL" SÃO EXTREMAMENTE COMUNS E OCORREM COMGRANDE VARIABILIDADE EM QUALQUER IDADE.

OS DISTÚRBIOS ALIMENTARES SÃO CLASSIFICADOS COM BASE EM SEU RESULTADO FINAL VISÍVEL (MAGREZA OU OBESIDADE EXTREMA) OU COM BASE NA VARIAÇÃO DO COMPORTAMENTOALIMENTAR JEJUAR, RESTRIÇÃO ALIMENTAR, COMPULSÃO ALIMENTAR).

A DESORDEM ALIMENTAR MAIS COMUM É A OBESIDADE.

SEGUNDO O MANUAL DIAGNÓSTICO ESTATÍSTICO DOS TRANSTORNOS MENTAIS DA ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICAAMERICANA (DSM-IV) OS TRANSTORNOS ALIMENTARES ASSOCIADOS À OBESIDADE MAIS GRAVES SÃO A ANOREXIA NERVOSA E A BULIMIA NERVOSA.

OBESIDADE

ENFERMIDADE CRÔNICA, PROGRESSIVA E RECORRENTE,CARACTERIZADA POR UMA MUDANÇA NA COMPOSIÇÃO CORPORAL, COM EXCESSO DE COMPARTIMENTO ADIPOSO, QUE OCORRE DE FORMA PAULATINA E CONDUZ FINALMENTE A UM PESO TOTAL MAIOR QUE O SAUDÁVEL.
FREQUENTEMENTE O FENÔMENOOCORRE COMO EXPRESSÃO DA INGESTÃO EXCESSIVA DE CALORIAS CONTIDAS NOS ALIMENTOS QUE SUPERA O GASTO ENERGÉTICO NECESSÁRIO AO METABOLISMO BASAL, CRESCIMENTO, ATIVIDADE FÍSICA E AÇÃO TERMOGÊNICA DOSALIMENTOS.

CLASSIFICAÇÃO
A OBESIDADE É DEFINIDA POR UM ACÚMULO DE TECIDO ADIPOSO EXCESSIVO. NÃO É ATRAVÉS DO PESO QUE SE AVALIA A OBESIDADE E SIM ATRAVÉS DA COMPOSIÇÃO CORPORAL.
PESQUISAS MAIS RECENTESTENTAM DIFERENCIAR O QUE SERIA EXCESSO DE PESO E OBESIDADE EMPREGANDO MEDIDAS DE PREGAS CUTÂNEAS, ALÉM DO PESO CORPORAL TOTAL.

ÍNDICE DE QUETELET: RELAÇÃO SIMPLES ENTRE A ALTURA E O PESO CAPAZ DEREFLETIR COM MAIS EXATIDÃO A COMPOSIÇÃO CORPORAL DO INDIVÍDUO.
ÍNDICE DE QUETELET = IMC OU ÍNDICE DE MASSA CORPORAL

IMC = PESO
( ALTURA)2

A PARTIR DO IMC, GARROW PROPÔS O SEGUINTECRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO:

IMC MENOR QUE 20 = PESO INFERIOR AO NORMAL
IMC ENTRE 20 E 24,9 = PESO NORMAL
IMC ENTRE 25 E 29,9 = OBESIDADE GRAU I
IMC ENTRE 30 E 40 = OBESIDADE GRAU II
IMC MAIOR QUE...
tracking img