Distribution requirements planning

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DISTRIBUTION REQUIREMENTS PLANNING


PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE DISTRIBUIÇÃO








Resumo


Em um ambiente competitivo caracterizado pela contínua inovação e criação de novas estratégias das empresas que neste ambiente atuam um fator determinante para o sucesso das mesmas é a utilização dos sistemas informatizados para gerenciamento da empresa. Este artigo tem porobjetivo analisar e ressaltar a importância da utilização de um método eficaz para planejamento e controle dos estoques e distribuição, permitindo uma projeção estruturada do futuro do empreendimento. O presente artigo utilizará do método de DRP, ou planejamento das necessidades de distribuição como método para controle dos mesmos.





Palavras-chave: DRP, Estoques, Distribuição.





1INTRODUÇÃO





O gerenciamento de estoques envolve atividades de planejamento, organização e controle do fluxo de materiais e produtos de uma empresa. As decisões sobre estoques envolvem questões como o melhor momento para adquirirem-se materiais ou mercadorias, como as combinações de compras devem ser estruturadas e ainda o manuseio de materiais e estoques de mercadorias apos o seurecebimento. Uma das principais preocupações do gerenciamento de estoques está relacionada com o controle de custos e materiais e estoques que representam um elevado percentual dentro dos custos da organização. Este artigo tem por objetivo mostrar o gerenciamento de estoques e distribuição como importantes ferramentas de gestão das empresas. Apresenta-se também o DRP como um método eficaz para queeste gerenciamento aconteça de forma correta e lucrativa.








2 O DRP





Segundo Feingin (1999), o planejamento de distribuição de recursos ou planejamento das necessidades de distribuição, como também é conhecido, tem por objetivo três funções principais:


• Melhorar os níveis de serviço ao cliente, antecipando a demanda do cliente na distribuição, centros efornecimento de produtos acabados no local correto quando o cliente precisa;

• Fornecer um plano de exigências precisas para a fabricação;

• Otimizar a distribuição de material disponível na rede de distribuição através da função de implantação;


O planejamento da distribuição dos recursos (DRP) é um método usado em administração das empresas para o planejamento de ordensdentro de uma cadeia de suprimentos. O DRP permite ao usuário configurar os parâmetros de inventário certos de controle (como um estoque de segurança) e calcular os requisitos de tempo-phased inventário (Feigin, 1999).


Conforme Ross (2004), a necessidade de um planejamento mais detalhado de distribuição levou ao surgimento do planejamento de recursos de distribuição (DRP), durante o ano de1970. O DRP é uma técnica amplamente utilizada e potencialmente poderosa para ajudar os sistemas de logística de saída gerir e minimizarem os estoques de entrada.


Na década de 1980, o DRP havia se tornado uma abordagem padrão para o planejamento e controle das atividades de logística de distribuição e evoluiu para o planejamento de recursos de distribuição. O conceito abrange, atualmente, todasas funções de negócio no canal de abastecimento, não apenas de estoque e logística, e é denominado DRP II.


O DRP é normalmente usado com um sistema MRP (por ser uma extensão lógica do MRP), embora a maioria dos modelos de DRP serem mais abrangentes do que os modelos autônomos de MRP e podem agendar o transporte. A lógica subjacente à DRP é a precisão da demanda inicial e então utilizar essainformação para desenvolver cronogramas de entrega. Desta forma, as empresas de distribuição podem minimizar o estoque de entrada usando MRP em conjunto com outros horários (Coyle, 2003).


Esta ferramenta pode ser bastante poderosa visto que auxilia as operações de distribuição. Embora este seja um conceito bastante simples, de modo a maximizar o seu benefício, uma empresa tem que lidar com...
tracking img