Principio da vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRINCÍPIO DA VIDA : “ O PROCESSO PRIMÁRIO “

RENATA SIMON




ÍNDICE :-DEFINIÇÃO

-HISTÓRICO

-CARACTERÍSTICAS

-REFLEXÕES

-BIBLIOGRAFIA

-DEFINIÇÃO :

O Processo Primário ( Primärvorgang ) e o Processo Secundário ( Sekundärvorgang ) são os princípios reguladores do funcionamento mental; correspondem aos dois modos de funcionamento da mente, cada um com suas peculariedades.
Do ponto de vista tópico o processo primáriocaracteriza o sistema inconsciente e o processo secundário caracteriza o sistema pré-consciente e consciente.
Do ponto de vista economico – dinâmico no processo primário , a energia psiquica escoa-se livremente passando sem barreiras de uma representação para outra segundo os mecanismos de deslocamento e de condensação e tende a reenvestir plenamente as representações ligadas às vivências desatisfação constitutivas do desejo (alucinação primitiva) No processo secundário, a energia começa a estar “ligada”antes de se escoar de forma controlada , as representações são investidas de uma maneira mais estável, a satisfação é adiada ,permitindo assim experiências mentais que põem a prova os diferentes caminhos possíveis da satisfação. A oposição entre processo primário e processo secundárioé correlativa da oposição entre principio de prazer e principio de realidade. ( J.Laplanche)
O estudo sobre a formação dos sintomas neuróticos e dos sonhos levou Freud a construir um modelo sobre a mente baseado em SISTEMAS que funcionam em diferentes registros. Ambos funcionam concomitantemente, não são oponentes, embora possam existir problemas na interação entre eles.
Oprocesso primário está em ação o tempo inteiro, enquanto o processo secundário não funciona em determinadas situações.
O acesso à consciência é restrito ao processo secundário de pensar, embora aconteçam situações nas quais o processo primário de pensar invade diretamente a consciência.
Este tema foi primeiramente desenvolvido no Capitulo VII do seu famoso livro “A Interpretaçãodos Sonhos” e no artigo “ Formulações Sobre os Dois Princípios do Funcionamento Mental” que esta no volume XII das Obras Completas de Sigmund Freud.

No processo primário a energia é livre e o princípio é o do prazer . Já no processo secundário entra o princípio da realidade , tentando adiar o prazer, aguardar a satisfação . É uma energia ligada a postulados da cultura, da educaçãocom suas regras e normas sociais. Para Freud o processo secundário tem a ver com a Castração e com o Complexo de Édipo. As vezes ela não acontece até a plenitude da vida . Já o processo primário é carregado por toda nossa vida.

Para Freud o ponto de partida são os processos mentais inconscientes, que são os processos mais antigos guardados dentro de nós , residuos de uma fase dedesenvolvimento em que eram o unico tipo de processo mental. São o princípio de prazer (lust) e desprazer (unlust) . A tentativa é a de alcançar o prazer e afastar-se do desprazer. (Formulações sobre os dois princípios do funcionamento mental , volume XII, obras completas de Sigmund Freud)

-HISTÓRICO:

Freud não foi o primeiro a pensar sobre o inconsciente mas, sem duvida foio responsável pelo conceito de inconsciente totalmente revolucionário e inovador até os dias de hoje.
Desde a Antiguidade se pensou que o ser humano tinha “algo a mais” no funcionamento da mente.
René Descartes (1596-1650) postulou um dualismo entre o corpo e a mente , que levou a fazer da consciência o lugar da razão, em contraste com o universo da desrazão.

No século XVIII, com...
tracking img