Controladoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Este trabalho tem como objetivo explanar cada fase da Contabilidade de Custos, dessa forma no decorrer dessas informações verá a importância de cada critério de avaliação para no final estar disponível o produto e o preço de vendas.
Uma boa Gestão Empresarial é condição primordial para o crescimento e sobrevivência dessa Empresa. Mesmo em momentos de crise, empresas com uma boagestão tendem a sofrer menos com os impactos, se comparadas a outras empresas que não possuem essa mesma forma de gestão. A gestão adequada de uma empresa depende não só da capacidade de seus gestores e da sua experiência no mercado, mas também é necessário que os gestores tenham informações adequadas e precisas que os direcione no momento decisório.
Na Contabilidade de Custos, assim como naGerencial, possuímos conceitos muito importantes para a formação de uma empresa e de um Gestor de visão, os sistemas de acumulação de custos, a classificação dos custos em diretos e indiretos, ou variáveis e fixos, dessa forma esse rateio de valores e essa compreensão na disseminação de valores será agregada a cada departamento da empresa, pois o mesmo será responsável por sua veracidade e arquivamentodessas informações.
Partindo dessa idéia primordial de base para fundamentar a estrutura de formação desse produto, passaremos a formação de preço desse produto, ou seja, quais os impostos que serão incluídos no final desse produto, qual será o nosso custo??? O nosso produto saiu do galpão fabril e esta sendo direcionado para o nosso departamento de vendas, como ele será recebido e quais asinformações que serão agregadas a essa nova fase do produto, para que assim chegue às mãos do cliente.
Vamos Lá?
Sistemas de Acumulação de Custos
O sistema de acumulação de custos corresponde ao ambiente básico no qual operam os sistemas e as modalidades de custeio.
Existem dois sistemas básicos de produção - o sistema de produção por encomenda e o sistema de produção contínua.
SISTEMA DEPRODUÇÃO POR ENCOMENDA: caracteriza-se pela fabricação descontínua de produtos não padronizados;
SISTEMA DE PRODUÇÃO CONTÍNUA: caracteriza-se pela fabricação em série de produtos padronizados.
Consistentemente com os dois sistemas produtivos existem também dois sistemas básicos de acumulação de custos:
1. sistema de acumulação por ordem ou encomenda;
2. sistema de acumulação por processo.Adotará o sistema de acumulação de custos por ordem ou encomenda a empresa cujo sistema produtivo for predominantemente descontínuo, produzindo bens ou serviços não padronizados e, geralmente, sob encomenda específica dos seus clientes.
Por outro lado, a empresa que produz, em série, bens ou serviços padronizados deverá adotar o sistema de acumulação de custos por processo.
1.1 Sistema de acumulaçãode custos por ordem de produção
Este é o sistema no qual cada elemento do custo é acumulado segundo ordens específicas de produção referentes a um determinado produto ou lote de produtos. As ordens de produção são emitidas para o início da execução da atividade produtiva e nenhum trabalho poderá ser iniciado sem que seja devidamente precedido pela emissão da correspondente ordem de produção.Modalidade de custeio por absorção
Quando, ao custear-se os produtos fabricados pela empresa, são atribuídos a esses produtos, além dos seus gastos variáveis, também os gastos fixos, diz-se que se está usando a modalidade de custeio por absorção.
Esta atribuição de gastos fixos, entretanto, implica, naturalmente, a utilização de rateios. E nisso reside a principal falha do custeio por absorçãocomo instrumento de controle. Por mais objetivos que pretendam ser os critérios de rateio, eles sempre apresentarão um forte componente arbitrário, que distorce os resultados apurados por produto e dificulta (quando não impede) as decisões da gerência com relação a assuntos de vital importância para a empresa, como, por exemplo, a determinação de preços de venda ou a descontinuação da...
tracking img