Distinga entre "imagem mental" e "imagem material ou técnica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Distinga entre "imagem mental" e "imagem material ou técnica".

- A imagem mental é uma representação, por parte da nossa mente, de pensamentos, ideias e figuras.
- O nosso cérebro cria e organiza as imagens consoante as particularidades existentes na realidade, por exemplo o movimento, o som, a cor, etc.
- É sem dúvida uma abstracção, uma criação do nosso cérebro … é uma representaçãodo conhecimento, uma forma de registo na nossa memória.
- Esta Imagem acaba por ser única pois é uma representação pessoal, condicionada por vivências, sensações, emoções ou pelo funcionamento (fisiológico) do cérebro de cada indivíduo. Como diz Ortega Carrilo, quando nos fala da característica da imagem: "a imagem encerra em si uma carga racional e outra afectiva" e é "um fenómeno individual esocial".
- Mesmo que essa imagem possa ser transmitida a outro indivíduo, este nunca terá exactamente a mesma imagem mental do primeiro.
- A imagem mental, também pode ser considerada uma memória, desde que esteja associada a uma história, a um contexto; são representações internas e organizadas de objectos ou acontecimentos que foram compreendidas anteriormente e que podem ser chamadas denovo; assim como aquelas que desconhecemos.
- Segundo Jean Piaget a Imagem Mental é “a evocação simbólica de uma realidade ausente, diferencia-se de uma representação conceitual por se tratar de uma ideia mais específica e individualizada".

- A imagem material ou técnica identifica-se quanto ao modo como as imagens são concebidas, ou seja, são constituídas através da representação física da formados diversos objectos nos diferentes suportes técnicos e materiais surgidos para o efeito.
- Quando o nosso cérebro representa imagens, sentimos a necessidade de as reproduzir, dessa forma direccionamo-nos para a imagem material ou técnica, uma vez que recorremos a diversos materiais, instrumentos e suportes, tais como, o papel, a máquina fotográfica e a diversas técnicas, tais como o desenho,pintura e fotografia.
- Imagem Material ou Técnica é uma imagem que resulta da intervenção de um instrumento e de técnica para representação dos contornos dos objectos. Esta imagem carece de um suporte físico.
- A imagem material ou técnica é uma representação directa da realidade.
- Tal como Nazzareno Taddei refere, é algo que representa sempre contornos dos objectos que normalmente são reaise que vão constituir essa imagem, usando para isso técnicas e utensílios específicos.

A distinção entre estes dois tipos de representação de imagens reflecte-se na sua veracidade enquanto representação da realidade, ou seja, enquanto a imagem mental é a representação indirecta da realidade, a imagem técnica é a representação directa da mesma.
2- "As percepções estão sujeitas a certas ilusões.As ilusões perceptivas resultam duma deformação dos estímulos reais, tratam-se de erros quanto à natureza do objecto. (...) Além das ilusões de movimento, percepcionamos o que não existe e o que não pode existir, não percepcionando contudo tudo o que existe ...” (Lencastre in www.atelierdaimagem.org, 2004-2007)
- De que forma as ilusões perceptivas podem condicionar a apreensão do "real" noprocesso de ensino-aprendizagem, com recurso à imagem?
- É através da percepção visual que o Homem constrói a ideia do que é o mundo que o rodeia, juntamente com os outros sentidos; a percepção visual está relacionada com o que cada um de nós, com a sua experiencia pessoal, capta da realidade.
- Pois, a percepção visual de uma imagem está relacionada com a forma como cada indivíduo, com os seusinteresses e a sua experiência pessoal, capta a realidade.
- Assim, a percepção visual é uma experiência activa, dinâmica.” Calado (1994). Dois indivíduos poderão dar significados distintos à mesma imagem, provocados pelas suas vivências pessoais e motivados pelas “armadilhas” cognitivas em todo o seu processo, desde o momento em que os sentidos capturam a imagem ao instante em que o cérebro...
tracking img