Dispensacionalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
spensaO Dispensacionalismo
 

CARACTERIZAÇÃO DA TERMINOLOGIA
A palavra "dispensacionalismo" não se encontra na edição revista e ampliada do dicionário do professor Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Quanto ao termo dispensação, o mesmo diz, entre outras coisas, que "entre os protestantes, é um período em que o indivíduo é experimentado quanto à sua obediência a alguma revelação especial davontade de Deus."
Dispensacionalismo : De acordo com o Conciso Dicionário de Teologia Cristã, "dispensacionalismo é um sistema de interpretação bíblica e teológica que divide a ação de Deus na história em diferentes períodos que são por ele administrados em bases diferentes. Envolve uma interpretação literal da Escritura, uma distinção entre Israel e a Igreja e um a escatologia pré-milenista epré-tribulacionista". Esse sistema distingue períodos na história, nos quais Deus teria apelado para várias formas de agir. "A idéia básica, nesse caso, é que Deus tem tentado vários métodos que não têm sido bem sucedidos. Cada método, ou dispensação, teria sido abandonado totalmente, antes do método seguinte ser experimentado, de tal modo que as prescrições divinas para uma dispensação não sãoválidas na próxima dispensação. Por sua vez a teologia dos pactos se opõe a essas mudanças radicais nos métodos divinos.
Dispensação : "O termo faz referência à mordomia ou à administração de tarefas. No sistema teológico conhecido como dispensacionalismo refere-se a um período de tempo no qual Deus lida com a raça humana de um modo distinto".
O termo em português "dispensação", veio do latim"dispensatio". Seu sentido original é "administrar". O uso do vocábulo no contexto em que o estamos estudando foi popularizado pelas anotações da Bíblia de Scofield, sendo depois amplamente utilizado e questionado por muitos teólogos.
O termo grego traduzido como dispensação, ou administração, ou mordomia, é "oikonomia.". Ele ocorre nos seguintes textos do Novo Testamento: I Cor.9:17 ; Ef.1:10 ;Ef. 3:2,9 ; Col.1.25 ; Lc.16:2-4. Nos melhores textos gregos, em I Tim.1:4, oikodomen é traduzido por "edificação". Portanto, essa palavra é usada no Novo Testamento em dois sentidos diversos. No primeiro sentido, uma administração de qualquer tipo. No segundo sentido, um tipo específico de administração divina que se prolonga por algum período de tempo, de tal modo que aquele período é chamado"dispensação". Os diversos intérpretes pensam poder descobrir um maior ou menos número desses períodos ou dispensações. Scofield descobriu nada menos que sete dispensações. O conceito de dispensacionalismo tornou-se um conceito normativo em certos sistemas, como se isso desse ao estudioso da Bíblia a capacidade de dividir corretamente a palavra de Deus. Muitos outros intérpretes, porém, têm objetadoaos abusos desse sistema, ao mesmo tempo em que têm reconhecido algum valor no mesmo. O chamado hiperdispensacionalismo corta o Novo Testamento em pedaços, conferindo à Igreja Cristã, como Escrituras autoritárias quanto `a doutrina cristã, somente as sete epístolas paulinas chamadas "da prisão". No entanto, o evangelho de Mateus, por exemplo, foi escrito pelo menos trinta anos depois da eclosãodo movimento cristão, que se deu imediatamente após a crucificação e a ressurreição de Jesus. O que não pode ser negado, contudo, é que há uma revelação progressiva dentro do próprio Novo Testamento. Temos de reconhecer que várias doutrinas passaram por um processo de desenvolvimento e desdobramento, tendo havido elaboração e até mesmo, quem sabe, substituição. Mas isso nada tem a ver com a idéiadefendida pelo dispensacionalismo.
Os teólogos dos pactos vêem o pacto da graça como o grande princípio orientador das ações divinas, como a idéia que unifica as Escrituras. Nesse contexto, pois, a palavra "dispensação" torna-se uma descrição das maneiras particulares pelas quais Deus manifesta os seus pactos; e, segundo alguns desse intérpretes, isso incluiria épocas distintivas de tais...
tracking img