Apostila 45 TRABALHO DE ESCATOLOGI1

10087 palavras 41 páginas
Reverendo Antony Steff Gilson de Oliveira, Pastor da Igreja Presbiteriana de Nova Vida do Brasil, Diretor do PROJETO COMUNIDADE ASGO TEOLOGIA GRÁTIS PARA TODOS, Professor da FACULDADE DE TEOLOGIA E FILOFOFIA NACIONAL – FATEFINA, Coordenador Geral da FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DAS IGREJAS E PASTORES NO BRASIL OU FENIPE
TRABALHO DE ESCATOLOGIA O Estado Intermediário dos Mortos
Alunos da FACULDADE DE TEOLOGIA E FILOSOFIA NACIONAL OU FATEFINA
Professor : Pr. Antony Steff Gilson de Oliveira
Período : Sexto - Curso : Bacharel em Teologia Ministerial INTRODUÇÃO Para onde as pessoas vão ao morrerem? Esta é uma pergunta intrigante que todos fazem em algum momento da vida. A Bíblia nos fala do juízo final, quando todos serão encaminhados para seus lugares eternos: o céu ou o lago de fogo. E antes desse julgamento ? Onde estarão os mortos ? Haverá um tipo de "sala de espera" do tribunal de Cristo ? Em busca de resposta a essa questões empreenderemos este estudo acerca do Estado Intermediário dos Mortos. A VIDA PSÍQUICA APÓS A MORTE FÍSICA O aspecto central no ensino neotestamentário acerca do futuro do homem é a volta de Cristo e os eventos que acompanharão essa volta: a ressurreição, o juízo final e a criação da nova Terra. Mas antes de avançarmos para considerar esse assuntos, temos de dar alguma atenção ao que normalmente é denominado de "o estado intermediário" - isto é, o estado do morto entre a morte e a ressurreição.
Desde o tempo de Agostinho, os teólogos cristão pensavam que, entre a morte e a ressurreição, as almas dos homens desfrutavam do descanso ou sofriam enquanto esperavam ou pela complementação de sua salvação, ou pela consumação de sua condenação. Na Idade Média, esta posição continuou a ser ensinada, e foi desenvolvida a doutrina do Purgatório. Os Reformadores rejeitaram a doutrina do Purgatório, mas continuaram a defender um estado intermediário, embora Calvino, mais do que Lutero, tendia mais a considerar esse estado como de uma existência consciente.

Relacionados