disortografia

Páginas: 8 (1846 palavras) Publicado: 11 de maio de 2014
CAMPANHA NACIONAL DAS ESCOLAS DA COMUNIDADE (CNEC)
INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO ÂNGELO (IESA)

CURSO DE PEDAGOGIA








BEATRIZ IZABEL KAPELINSKI












DISORTOGRAFIA






















Santo Ângelo (RS)
2013
FONTE: http://www.appdae.net/disortografia.html. Associação Portuguesa de Pessoas com Dificuldades deAprendizagem Específicas
ETIOLOGIA - Conjunto de erros da escrita que afetam a palavra, mas não o seu traçado ou grafia. A disortografia é a incapacidade de estruturar gramaticalmente a linguagem, podendo manifestar-se no desconhecimento ou negligência das regras gramaticais, confusão nos artículos e pequenas palavras, e em formas mais banais na troca de plurais, falta de acentos ou erros de ortografiaem palavras correntes ou na correspondência incorreta entre o som e o símbolo escrito, (omissões, adições, substituições, etc.).
SINTOMA - Substituição de letras semelhantes. Omissões e adições, inversões e rotações. Uniões e separações.
Omissão - adição de “h“.
Escrita de “n“ em vez de “m“ antes de “p“ ou “b“.
Substituição de “r“ por “rr“.
Problemas associados:
- Perceptivos:
Deficiênciana percepção e na memória visual auditiva
Deficiência a nível espaço-temporal (correta orientação das letras), discriminação de grafemas com traços semelhantes e adequado acompanhamento da sequência e ritmo da cadeia falada.
- Linguístico:
Problemas de linguagem – dificuldades na articulação
Deficiente conhecimento e utilização do vocabulário
Afetivo-emocional: Baixo nível de motivação
-Pedagógicas:
Método de ensino não adequado, (utiliza frequentemente o ditado, não se ajusta às necessidades diferenciais e individuais dos alunos, não respeitando o ritmo de aprendizagem do sujeito).
TRATAMENTO - Encorajar as tentativas de escrita da criança, mostrar interesse pelos trabalhos escritos e elogiá-la. Incitar a criança a elaborar os seus próprios postais e convites, a escrever o seudiário no final do dia como rotina.
Chamar a atenção da criança para as situações diárias em que é necessária a utilização da escrita. Incite a criança a ajudá-la na elaboração de uma carta.
Não valorize demasiado os erros ortográficos da criança uma vez que estes já são motivo de repreensão e frustração várias vezes. Não corrija simplesmente os seus erros, mas tente antes procurar a solução com acriança (ex.: "qual a outra letra que podemos usar para fazer esse som?").
Recorra a livros de atividades que existem no mercado que permitem à criança trabalhar os vários casos de ortografia. Não sobrecarregue, contudo, a criança com trabalhos e fichas que a cansem demasiado e a levem a ver as atividades acadêmicas como desagradáveis. Também é preciso brincar.

FONTE:http://www.centropsicopedagogicoapoio.com.br
ETIOLOGIA - Segundo a fonoaudióloga Fernanda Marques, a disortografia é a alteração na planificação da linguagem escrita, causando transtorno na aprendizagem da ortografia, gramática e redação.
SINTOMA – Traçado incorreto da letra, lentidão, alteração no espaço, sujeira e falta de clareza na escrita. Quando fazem força para escrever queixam-se de dores nas mãos e braços. Apessoa que sofre de disortografia tende a escrever textos curtos, a ter dificuldades no uso da coordenação e subordinação das orações, dificuldade em perceber os sinais de ponto, falta de vontade para escrever.
TRATAMENTO – Estimular a criança com exercícios para os ombros, cotovelos, punhos, mãos e dedos, podendo fazer uso de bolas e brinquedos. Esses exercícios também podem ser feitos através detécnicas de percepção corporal como relaxamento, pranchas de equilíbrio, materiais com argila, tinta, massinha e jogos.

FONTE:http://selmamcarvalho.blogspot.com.br/2013/04/disortografia-suas-carateristicas.html
ETIOLOGIA - Segundo Vítor da Fonseca (2009) a disortografia acontece quando o individuo manifesta perturbações nas operações cognitivas de expressão e sintaxe, em que este apesar de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Disortografia
  • disortografia
  • Disortografia
  • Disortografia
  • Disortografia
  • Disortografia
  • Disortografia
  • dislexia e disortografias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!