Disortografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Disortografia

 Até a 2ª série é comum que as crianças façam confusões ortográficas porque a relação com os sons e palavras impressas ainda não estão dominadas por completo. Porém, após estasséries, se as trocas ortográficas persistirem repetidamente, é importante que o professor esteja atento já que pode se tratar de uma disortografia.

A disortografia pode ser definida como o conjunto deerros da escrita que afetam a palavra, mas não o seu traçado ou grafia. A disortografia é a incapacidade de estruturar gramaticalmente a linguagem, podendo manifestar-se no desconhecimento ounegligência das regras gramaticais, confusão nos artículos e pequenas palavras, e em formas mais banais na troca de plurais, falta de acentos ou erros de ortografia em palavras correntes ou na correspondênciaincorreta entre o som e o símbolo escrito, (omissões, adições, substituições, etc.).

Sinais indicadores:
* Troca de letras que se parecem sonoramente: faca/vaca, chinelo/jinelo, porta/borta.* Confusão de sílabas como: encontraram/encontrarão.
* Adições: ventitilador.
* Omissões: cadeira/cadera, prato/pato.
* Fragmentações: en saiar, a noitecer.
* Inversões: pipoca/picoca.* Junções: No diaseguinte, sairei maistarde.

Problemas associados:
Perceptivos:
* Deficiência na percepção e na memória visual auditiva
* Deficiência a nível espaço-temporal (corretaorientação das letras), discriminação de grafemas com traços semelhantes e adequado acompanhamento da sequência e ritmo da cadeia falada.
Linguístico:
* Problemas de linguagem – dificuldades naarticulação
* Deficiente conhecimento e utilização do vocabulário
Afetivo-emocional:
* Baixo nível de motivação

Pedagógicas:
* Método de ensino não adequado, (utiliza frequentemente oditado, não se ajusta à necessidades diferenciais e individuais dos alunos, não respeitando o ritmo de aprendizagem do sujeito).
O que pode fazer:
* Encorajar as tentativas de escrita da...
tracking img