Dislexia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Estima-se que, no Brasil, cerca de 15 milhões de pessoas têm algum tipo de necessidade especial. As necessidades especiais podem ser de diversos tipos: mental, auditiva, visual, físico, conduta ou deficiências múltiplas. Deste universo, acredita-se que, pelo menos, noventa por cento das crianças, na educação básica, sofram com algum tipo de dificuldade de aprendizagem relacionadaà linguagem: dislexia, disgrafia e disortografia. Entre elas, a dislexia é a de maior incidência e merece toda atenção por parte dos gestores de política educacional, especialmente a de educação especial. (MARTINS, 2006)
Para sublinhar, de cada 10 alunos em sala de aula, dois são disléxicos, com algum grau significativo de dificuldades. Graus leves, embora importantes, não costumam sequer serconsiderados. (DISLEXIA, 2006)
Dentre os distúrbios de aprendizagem, a dislexia é o que tem despertado maior interesse de investigação e discussão. Seja porque afeta a capacidade de leitura e este é um instrumento cultural que dá acesso a outros conhecimentos e desenvolvimento de outras capacidades, seja porque, supostamente, afeta, em maior escala, as crianças de sexo masculino, e, culturalmente,ainda é esperado que o homem seja o trabalhador da família.
Além dessas preocupações, segundo Hout e Estienne (2001), a dislexia é o distúrbio que tem atingido mais freqüentemente, as crianças. Quando comparado ao retardo mental, epilepsia, doença motora cerebral, a incidência da dislexia ainda é maior. Como existem vários critérios de diagnóstico da dislexia esta correlação existe, inclusive,quando consideradas as porcentagens mais baixas de ocorrência do distúrbio.
De fato, os estudos atuais da capacidade lingüística têm apontado para um efeito interativo entre a leitura e outras faculdades mentais e neuropsicológicas. (HOUT e ESTINNE, 2001)
Vygotsky (1999), já no início do século passado, argumentava que o domínio da escrita viabiliza novas aquisições que, por sua vez, interferemnas faculdades básicas.
Assim, por conta da importância desse veículo de desenvolvimento e inter-relação com capa¬cidades básicas, o interesse dos pesquisadores tem produzido extensa literatura nos Estados Unidos e Europa, que já contam, inclusive, com leis há mais de dez anos que protegem pessoas portadoras de distúrbios de aprendizagem, com direito à educação, incluindo escolas e universidadesespecializadas para o atendimento dessa clientela (HOUT e ESTIENNE, 2001; ABD). No Brasil a legislação ainda precisa de aprimoramento.
Contudo, o que se percebe, mesmo em nível mundial, é que a população em geral, e os sistemas educacionais, ainda carecem de esclarecimentos para que uma série de dificuldades no nível de aprendizagem sejam desmistificadas, e a criança, com características especiais,seja mais respeita¬da e amparada.

Justificativa do tema

Conhecer mais sobre o tema a fim de desmitificar as dificuldades de aprendizagem e procurar saber mais a fim de, como professora, reconhecer o problema ainda em seu início.

Objetivo geral

O professor com formação ou informação efetiva em dificuldades de aprendizado pode tornar-se canalizador do encaminhamento de providênciasjunto ao aluno disléxico. Desta forma, o objetivo geral deste trabalho de pesquisa literária é juntar conhecimentos sobre dislexia, com fins pedagógicos para aprofundamento de conhecimento podendo perceber com mais clareza o problema em sala de aula.

Objetivo específico

Destacar as características causas e processos envolvidos na Dislexia.

1 DISLEXIA

1.1 Histórico e origem

Dislexia étermo criado por um médico oftalmologista alemão, o Dr. Rudolph Berlin, há mais de 100 anos, para nomear uma dificuldade em leitura apresentada por um de seus pacientes. Muitos casos de dificuldades de aprendizado têm sido estudados nesses longos 130 anos da pesquisa científica, por diferentes profissionais das áreas da Educação e da Saúde. Porém durante muitos anos só relacionados à dificuldades...
tracking img