Dislexia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


















a)













1 INTRODUÇÃO




A pesquisa visa identificar e relatar os sintomas mais comuns de uma pessoa que apresenta dislexia; quebrar paradigmas e até mesmo preconceitos relacionados à dislexia; compreender os problemas enfrentados por um professor, seu grau de instrução e a maneira como ele vem encarando essedesafio profissional e até mesmo pessoal na escola e por fim, subsidiar intervenções didáticas e metodológicas no processo de ensino aprendizagem do aluno disléxico. Professores devem estar atentos ao comportamento dos alunos e perceber os diferentes graus de aprendizagem. Os sintomas podem ser de dislexia, distúrbio ou transtorno do processamento fonológico que compromete a leitura e que afeta de10 a 15% a população mundial, de acordo com informações da Associação Brasileira de Dislexia (ABD). Os sintomas variam de acordo com os diferentes graus de gravidade do distúrbio e tornam-se mais evidentes durante a fase da alfabetização,por esse motivo a escola desempenha um papel fundamental no trabalho com alunos que apresentam dificuldades de linguagem e escrita, tendo em vista que é noambiente escolar que os sinais da dislexia começam a ser percebidos. Braggio (2006) aponta que: “Não é necessário que alunos disléxicos fiquem em classe especial. Alunos disléxicos têm muito a oferecer para os colegas e muito a receber deles”.
O aluno com dislexia necessita de metodologias diversificadas, didáticas pertinentes as suas necessidades de aprendizagem e recursos específicos que auxiliem noprocesso educacional. Quanto aos métodos mais adequados a serem utilizados com um discente disléxico, não existe uma “receita pronta”, e sim didáticas e estratégias que influenciam de forma significativa e eficaz o processo de cognição da leitura e escrita, um deles é o jogo.Por meio de tais estratégias, percebe-se a importância do papel do educador na vida desse aluno.
O professor tem um papelfundamental na trajetória escolar do educando com
dislexia, será ele que fará a sondagem necessária para que um diagnóstico eficaz seja realizado pelos demais profissionais ligados à síndrome. As suas atitudes,concepções e conhecimento relativamente à dislexia assumem grande importância no pré-diagnóstico, encaminhamento e intervenção.
Para Davis,(2004) a dislexia é um dom, ele relata em seulivro que o disléxico não tem habilidade na leitura e na escrita, mas poderá desenvolver habilidades em outras áreas, esse desenvolvimento vai depender do apoio da família e dos profissionais que irão acompanhar essa criança,pois dislexia não tem nada a ver rebeldia.
História da dislexia
Segundo a Wikipédia, a dislexia foi identificada pela primeira vez por BERKLAN em 1881,esse termo 'dislexia'foi criado em 1887 por Rudolf Berlin, um oftalmologista de Stuttgart, Alemanha. Ele usou o termo para se referir a um jovem que apresentava grande dificuldade no aprendizado da leitura e escrita ao mesmo tempo em que apresentava habilidades intelectuais normais em todos os outros aspectos.
Segundo Drauzio Varela a dislexia é um transtorno genético e hereditário da linguagem, de origemneurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico. A dislexia compromete a capacidade de aprender a ler e escrever com correção e fluência e de compreender um texto. Em diferentes graus, os portadores desse defeito congênito não conseguem estabelecer a memória fonêmica, isto é, associar os fonemas às letras.

De acordo com a Associação Brasileira deDislexia, o transtorno acomete de 0,5% a 17% da população mundial, pode manifestar-se em pessoas com inteligência normal ou mesmo superior e persistir na vida adulta.

A causa do distúrbio é uma alteração cromossômica hereditária, o que explica a ocorrência em pessoas da mesma família. Pesquisas recentes mostram que a dislexia pode estar relacionada com a produção excessiva de testosterona pela...
tracking img