Disjuntores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vmax
Disjuntores de média tensão a vácuo 12 ... 17,5 kV - 630 ... 1250 A - 16 ... 31,5 kA

PRELIMINARY

1

1
DESCRIÇÃO

3

2
ESCOLHA E PEDIDO DE DISJUNTORES

11

3
CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DO PRODUTO

21

4
DIMENSÕES GERAIS

25

5
ESQUEMA ELÉTRICO DE CIRCUITO

29

1

2

1
DESCRIÇÃO

Informações gerais Princípio de interrupção Versões disponíveis Campos de emprego Normas e homologaçõesSegurança de funcionamento Acessórios Comando Documentação técnica Sistema de Qualidade Laboratório de ensaios Sistema de Gestão Ambiental Sistema de Gestão da Saúde e Segurança

4 6 6 6 6 7 8 8 10 10 10 10 10

3

DESCRIÇÃO

Informações gerais
Os novos disjuntores Vmax representam a síntese da já afirmada tecnologia da ABB no projeto e na realização de ampolas a vácuo e da excelência no design, naengenharia e na produção de disjuntores. Os disjuntores de média tensão Vmax são constituídos por um monobloco isolante no qual ficam alojadas três ampolas a vácuo. O monobloco e o comando são fixados numa armação. A ampola a vácuo aloja os contatos e constitui a câmara de interrupção.

A interrupção da corrente no vácuo O disjuntor a vácuo não precisa de um meio de interrupção e isolante. De fato,a ampola não contém material ionizável. Quando ocorre o destaque dos contatos tem-se, de qualquer maneira, a geração de um arco elétrico que é constituído exclusivamente pela fusão e vaporização do material dos contatos. O arco elétrico permanece sustentado pela energia externa até a corrente ser anulada nas proximidades do zero natural. Neste instante, a redução brusca da densidade de cargatransportada e a rápida condensação do vapor metálico, conduzem a um restabelecimento extremamente rápido das propriedades dielétricas.

4

1
A ampola a vácuo readquire assim a capacidade isolante e a capacidade de sustentar a tensão transitória de retorno, extinguindo o arco definitivamente. Visto que no vácuo é possível atingir uma elevada rigidez dielétrica, mesmo com distâncias mínimas, ainterrupção do circuito também é garantida quando a separação dos contatos acontece poucos milésimos de segundo antes de a corrente passar pelo zero natural. A geometria especial dos contatos e o material empregado, juntamente com a duração reduzida do arco e com a sua baixa tensão, garantem um desgaste mínimo dos contatos e uma longa duração. O vácuo também impede a oxidação e contaminação deles. Osdisjuntores Vmax utilizam um comando mecânico com acúmulo de energia e disparo livre; estas características permitem manobras de abertura e fechamento independentes da ação do operador. O comando mecânico é de simples concepção e emprego, podendo ser personalizado com uma ampla gama de acessórios instaláveis fácil e rapidamente. Esta simplicidade traduz-se numa maior confiabilidade do aparelho Aestrutura O comando, o monobloco e as ampolas são fixados numa armação metálica que também exerce a função de suporte para o disjuntor na versão fixa. A estrutura compacta garante robustez e confiabilidade mecânica. A versão extraível, além dos contatos de isolamento e do cordão com tomada para a ligação dos circuitos auxiliares, é complementada pelo carro para a inserção e extração com porta fechada noquadro.

Comando tipo EL A baixa velocidade dos contatos, aliada à excursão reduzida e à pequena massa, limitam a energia necessária para a manobra, garantindo assim um desgaste extremamente reduzido do sistema. Desta maneira, o disjuntor necessita de uma manutenção limitada.

Técnica de interrupção no vácuo Contatos a vácuo protegidos contra a oxidação e contaminação Funcionamento em diferentescondições climáticas Limitada energia de manobra Comando com acúmulo de energia com dispositivo antibombeamento de série Fácil personalização com uma gama completa de acessórios Versão fixa e extraível Dimensões compactas Ampola a vácuo vedada para a vida operativa Robustez e confiabilidade 15.000 manobras sem manutenção Extração e inserção do disjuntor com a porta fechada Manobras erradas e...
tracking img