Resumo do livro a bagaceira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de “A Bagaceira”
A Bagaceira é uma obra que espelha fatos da realidade nordestina, nos anos trinta, com a linguagem característica da região, em que se consagra o autor com o seu estilo renovador. O romance se passa entre 1898 e 1915, os dois períodos de seca. Tangidos pelo sol implacável, Valentim Pereira, sua filha Soledade e o afilhado Pirunga abandonam a fazenda do Bondó, na zonado sertão. Valentim por si só ficaria no Bondó, ninguém o tiraria de lá, mas ele não se julgava no direito de sacrificar a filha e por amor a ela, desceu para o brejo. Todos se encaminham para as regiões dos engenhos, no brejo, onde encontram acolhida no engenho Marzagão, de propriedade de Dagoberto Marçau, que observando um bando de retirantes que atravessam suas terras por causa da seca passoua recebe-los. Pois mesmo o engenho estando em crise, ele se localizava em uma região menos seca da Paraíba. Dagoberto teve sua mulher falecida por causa do nascimento do único filho, Lúcio, que está aproveitando as férias da faculdade, pois faz direito na capital. Em meio a tantos retirantes que se procuravam uma colocação na fazendo de Marzagão estava a família de Valentim Pereira. O feitor dafazenda, Manoel Broca, não simpatizou com Valentim, mas na hora em que Dagoberto, o patrão, pois o olho na filha de Valentim, Soledade, logo tratou de arranchar a miserável família. Valentim é um homem do sertão, rígido em seus valores e muito orgulhoso. Pirunga foi criado por Valentim, acompanha a família desde a infância e foi criado junto de Soledade. E não se afasta da moça, por pedido deValentim e por vontade própria, pois nutre uma paixão escondida pela moça.
Soledade é uma mulher que tinha a alma fundida pelo sol da seca. Ela chegou magra, suja, descabelada, mas depois de se cuidar deixava todos da fazendo “babando”. Quando Lúcio, filho de Dagoberto, fica sabendo que o pai acolheu a família, coisa que não costumava acontecer, ele decide ir conhecer essa família e ao verSoledade, Lúcio se apaixona. E logo depois se intriga, por reparar a semelhança que esta possuía com sua falecida mãe. Em outro momento, Lúcio começa a observar melhor a vida na Bagaceira, a conduta dos homens do brejo e dos homens do sertão. Vê o atraso tomando conta do engenho e espera um dia poder resolver este problema. Em seguida, o dia-a-dia do engenho é retratado, com o autor valorizando a condutade Valentim e Pirunga como se estivesse demonstrando a superioridade dos sertanejos em relação aos homens do brejo. Lúcio, em sua intelectualidade parece não perceber o que se passa ao seu redor, mergulhando em suas leituras. Mas um dia, na cachoeira, Lúcio encontra Soledade saindo de um banho, e fica extasiado com a beleza da moça. Conversam, paqueram e Soledade diz a Lúcio que Dagoberto não éuma boa pessoa. E com o passar do tempo, Lúcia e soledade começam a se encontrar cada vez mais, só que com inocência e timidez. Muito mais por parte de Lúcio. A vida do margazão segue normal até que Manoel Broca pede ao patrão que faça um samba. Capitulo este que retrata a cultura do homem brasileiro na dança, na linguagem, na atitude de mesmo na miséria conseguir se divertir. Mas em determinadafesta, o delegado que não gosta de Dagoberto, incendeia o local e Soledade acaba se queimando e sendo salva por Pirunga, surpreendendo Lúcio.
Ao passar dos dias, Lúcio e Soledade continuam se encontrando e em um desses encontros Lúcio mostra uma foto de sua mãe paraSoledade e amabos espantam-se com a semelhança. Pirunga incomoda-se com a proximidade de Lúcio e ele dá como desculpa o fato deSoledade ser parecida com sua falecida mãe. Valentim vê a foto e também se espantam com a semelhança. Certo dia, Soledade pede para conhecer o povoado de areia, o pai a leva e esta descobre como é bonita e desejada pelos homens. Lúcio a busca e Pirunga com apoio de Valentim faz com que ele pare no engenho e largue Soledade. Mas o casal está cada dia mais apaixonado. Lúcio e Dagoberto conversam...
tracking img